Retomada

O último post do blog foi em 

Eu me afastei do blog por dois motivos. O primeiro foi o mestrado. Em 2017 comecei um mestrado acadêmico em Biologia Vegetal. Fazer a pos-graduacao era um grande sonho. Viver de ciência era um grande sonho. O mestrado consome muito do meu tempo e da minha energia, o que obviamente afetou muito meu ritmo de leitura. Mas esse não era o único motivo. Com o tempo eu comecei a me incomodar com o fato de que os livros que eu mostrava aqui, eram livros que apareciam com frequência em outros blogs, canais literários, perfis de instagram… Alem de soar repetitiva eu me sentia falando com um publico muito pequeno que interagia pouco comigo. Comecei a sentir que o Literateca não fazia sentido. Com isso fui deixando o blog cada vez mais de lado, ate que parei de vez de escrever.

Durante esse tempo alguns livros me deixavam com muita vontade de voltar aqui e escrever um texto. Essa ideia logo ficava de lado por me sentir desmotivada. A minha motivação voltou nesses últimos tempos por pensar mais uma vez qual o motivo de ter criado o blog. Quando eu criei o Literateca em 2014 o que eu queria era conversar sobre os livros que eu leio. Muitas pessoas que me conheciam não sabiam que eu gosto tanto de ler e nunca falaram comigo sobre livros antes do blog. E mesmo agora que eu abri esse canal de diálogo sobre livros com pessoas próximas, eu continuo convivendo pouco com pessoas com um gosto parecido com o meu, ou que realmente gostem de ler e compartilhar experiências. Além disso eu quis criar o blog por ter me sentido empolgada com o mundo dos livros de novo depois de entrar em contato com blogs e canais literários. Na fase pré-vestibular eu lia bastante, mas depois de entrar na graduação fui lendo cada vez menos até que passei mais de um ano sem ler um único livro. Foi quando conheci blogs e canais que falavam sobre literatura que me percebi com saudade dos livros, fui retomando esse hábito e agora leio mais do que em qualquer outra fase da minha vida. O que eu queria com o Literateca era inspirar pessoas que tinham deixado os livros de lado, ou que nunca foram tão próximas a eles, a ler mais. Então não tem problema ser repetitiva, não tem problema atingir poucas pessoas. O importante e falar sobre os livros.

Então eu quero voltar a falar sobre livros. Quero falar sobre muitos livros. Não me importo se vocês já conhecem ou não o livro que eu trouxer pra cá. Nesse momento acho que o que mais importa e falar sobre literatura. Quem sabe assim eu não consigo o que eu queria desde o começo, que e incentivar alguém a ler mais. O Literateca era um espaço que me trazia uma sensação de aconchego, talvez ele possa trazer a mesma sensação para outras pessoas.

Porque as pessoas precisam de histórias.

(Alias, leia esse texto aqui no blog da companhia das letras)

assinatura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s