Mrs Dalloway – Virginia Woolf

Mrs Dalloway era pra mim um daqueles livros que eu nunca tinha lido, mas já sentia um carinho. Há muito tempo eu tinha muita vontade de ler esse livro, mas não nego que me sentia um tanto intimidada pela Virginia. Li poucas coisas da autora e apesar de ter uma experiência maravilhosa com Orlando e Um teto todo seu, o livro de contos A marca na parede me deixou bastante confusa. Mas foi justamente A marca na parede que me deixou mais ansiosa do que nunca e precisei ler Mrs Dalloway o quanto antes.

Mrs Dalloray é um clássico de literatura e mesmo quem nunca leu conhece mais ou menos a história do livro. Nós passamos um dia com a Clarissa Dalloway, acompanhando ela nos preparativos finais de uma festa que vai acontecer naquela noite. Enquanto Clarissa passeia por Londres ela repensa a vida, em como ela chegou naquele ponto, quais foram suas escolhas e como ela se sente com tudo o que aconteceu. As lembranças e os pensamentos surgem de maneira involuntária. Ela cruza com amigos e desconhecidos pelo caminho e além de acompanhar os pensamentos e sentimentos da Clarissa, nós também conhecemos um pouco sobre alguns outros personagens.

Um desses personagens é o Septimus, um veterano de guerra que voltou cheio de traumas. Depois dessa experiência de guerra ele não consegue mais se manter são. Ele se esforça algumas vezes para manter a normalidade, sua esposa tentar ajudar o máximo possível e sempre cria muita expectativa de que o marido volte ao normal e que eles tenham um vida comum. Mas Septimus já não vê muito sentido na vida. As passagens sobre o Septimus são muito bonitas e muito melancólicas e com toda certeza ele é meu personagem preferido no livro.

Ao contrario do Septimus, a Clarissa escolheu uma vida estável, segura e plena. Ela comenta os amores e duvidas do passado e mostra que em um determinado ponto ela decidiu seguir a vida que era esperada para uma mulher da burguesia de Londres.

Mrs Dalloway não foi um livro fácil de ler, não foi nem de longe uma leitura fluida. O livro exigiu paciência e atenção e várias vezes eu me perdia no fluxo de consciência e precisava reler algumas partes. Mas isso não significa que a leitura não foi gostosa. Eu me emocionei demais com muitos detalhes dessa história e o livro ficou ainda mais especial depois que eu terminei a leitura e continuei pensando em tudo o que li. Mrs Dalloway é desses livros que continua ecoando na sua cabeça por um bom tempo.

Esse foi o 4º livro que li da autora e a cada livro eu me apaixono um pouco mais pela Virginia Woolf. Com toda certeza eu não absorvi nem metade das informações e dos sentimentos de Mrs Dalloway, mas acho que a gente nunca vai entender esse livro por completo e nem sei se é essa a intenção do livro. E mesmo sem entender completamente o livro por enquanto Mrs Dalloway é o meu preferido da Virginia.

A minha edição é da editora Autêntica e tem 271 páginas em capa dura e com uma jacket linda.

assinatura

Um comentário sobre “Mrs Dalloway – Virginia Woolf

  1. O primeiro livro da Virginia Woolf que estou lendo é A marca na parede e outros contos, achei um pouco difícil. Talvez esta dificuldade seja pelo motivo de não está familiarizada com a escrita da autora, porém não vou desistir.

    Curtir

Deixe um comentário

