Vermelho amargo – Bartolomeu Campos de Queirós

Um tempo atrás (quando eu ainda escrevia nesse blog com alguma regularidade) eu fiz uma lista com alguns livros da Cosac Naify que estão disponíveis para o Kindle Unlimited, e um dos livros dessa lista era o Vermelho amargo.

Vermelho amargo na verdade é mais uma novelinha, e é desses livros que é curtinho, fácil de ler, mas é bem forte.

A história é um tanto autobiográfica e temos um narrador criança que vai contar como é a vida dele em família depois da morte da mãe. Enquanto ele conta coisas bem simples e bem cotidianas, fica muito claro o quanto é grande a saudade que ele sente da mãe e o quanto ele tem um bloqueio, vamos dizer assim, com a madrasta. E uma das formas de evidenciar esse bloqueio é falando sobre a maneira como a madrasta corta os tomates na hora de preparar a salada.

Esse livro é bastante sensível e triste, a gente percebe a família sempre mudando, sempre se afastando de alguma maneira e todo o distanciamento se reflete na espessura das fatias de tomate que ficam cada vez mais grossas sempre que alguém sai de casa.

É bastante difícil falar sobre esse livro sem dar algum tipo de spoiler, até porque são apenas 72 páginas, mas a história é bastante simples, sem nenhum grande acontecimento. A beleza é justamente ser uma história tão comum.

Eu confesso que eu fui com um pé atrás com esse livro. Uma das coisas que eu sempre via a respeito de Vermelho amargo é que a linguagem do livro é bastante bonita e poética, e esse era também um dos grandes elogios feitos ao Caderno de um ausente. Tudo bem, é outro autor, outro livro e tudo mais, mas mesmo assim eu fiquei com medo de mais uma vez encontrar vários clichês e uma história bem previsível e meio sem sal. E veja só, dessa vez a linguagem me tocou mesmo e eu achei o livro bem bonito.

Apesar de ser um livro bem triste e que emociona muito o leitor, a leitura é bem tranquila e bem rápida. É um desses livros que a gente lê em uma sentada só.

Vermelho amargo foi publicado pela Cosac Naify e ainda tem o livro físico com capa dura disponível na Amazon, mas você também pode ler pelo Kindle Unlimited.

assinatura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s