Vermelho amargo – Bartolomeu Campos de Queirós

Um tempo atrás (quando eu ainda escrevia nesse blog com alguma regularidade) eu fiz uma lista com alguns livros da Cosac Naify que estão disponíveis para o Kindle Unlimited, e um dos livros dessa lista era o Vermelho amargo.

Vermelho amargo na verdade é mais uma novelinha, e é desses livros que é curtinho, fácil de ler, mas é bem forte.

A história é um tanto autobiográfica e temos um narrador criança que vai contar como é a vida dele em família depois da morte da mãe. Enquanto ele conta coisas bem simples e bem cotidianas, fica muito claro o quanto é grande a saudade que ele sente da mãe e o quanto ele tem um bloqueio, vamos dizer assim, com a madrasta. E uma das formas de evidenciar esse bloqueio é falando sobre a maneira como a madrasta corta os tomates na hora de preparar a salada.

Esse livro é bastante sensível e triste, a gente percebe a família sempre mudando, sempre se afastando de alguma maneira e todo o distanciamento se reflete na espessura das fatias de tomate que ficam cada vez mais grossas sempre que alguém sai de casa.

É bastante difícil falar sobre esse livro sem dar algum tipo de spoiler, até porque são apenas 72 páginas, mas a história é bastante simples, sem nenhum grande acontecimento. A beleza é justamente ser uma história tão comum.

Eu confesso que eu fui com um pé atrás com esse livro. Uma das coisas que eu sempre via a respeito de Vermelho amargo é que a linguagem do livro é bastante bonita e poética, e esse era também um dos grandes elogios feitos ao Caderno de um ausente. Tudo bem, é outro autor, outro livro e tudo mais, mas mesmo assim eu fiquei com medo de mais uma vez encontrar vários clichês e uma história bem previsível e meio sem sal. E veja só, dessa vez a linguagem me tocou mesmo e eu achei o livro bem bonito.

Apesar de ser um livro bem triste e que emociona muito o leitor, a leitura é bem tranquila e bem rápida. É um desses livros que a gente lê em uma sentada só.

Vermelho amargo foi publicado pela Cosac Naify e ainda tem o livro físico com capa dura disponível na Amazon, mas você também pode ler pelo Kindle Unlimited.

assinatura

Deixe um comentário

