2º Especial Semana do Orgulho Nerd #2 – Papa-Capim Noite branca – Graphic MSP

Os gibis da Turma da Mônica fizeram parte da nossa infância, e para muitos serviu como porta de entrada para o vício em leitura.

Para comemorar os 50 anos da Turma da Mônica, o Mauricio de Souza criou alguns projetos, entre eles Graphic MSP.

O Graphic MSP é um projeto em que as histórias dos personagens que já conhecemos são reinventadas por outros artistas nacionais. É uma ótima forma de conhecer quadrinistas diferentes, matar a saudade dos personagens da infância e ver esses personagens com outros olhos, em histórias mais fortes.

papa-capim-noite-branca-capa.jpg

Aqui no blog eu já falei sobre o Graphic MSP do Bidu, que é uma fofura e tem um traço e cores maravilhosas. Dessa vez eu vou aproveitar esse especial para falar de um quadrinho da Graphic MSP que li esse mês, que foi o Papa-Capim: Noite branca.

O Papa-capim não foi um personagem que me marcou muito quando eu era criança, mas quando vi que saiu uma Graphic MSP dele eu fiquei bastante curiosa.

Em Noite Branca temos o Cafuné e Papa-Capim já grandes e entrando na fase de virar um guerreiro da tribo. Eles ainda estão treinando e se preparando para essa fase de transição, mas eles já não são mais tão crianças assim.

PapaCapimNoiteBranca03.jpg

Um evento sobrenatural, que é a Noite Branca, vai ameaçar a tribo e em especial algumas pessoas muito especiais para o Papa-Capim e ele vai se ver em uma situação em que ele é obrigado a provar o seu verdadeiro valor de guerreiro.

papa-capim-noite-branca-banner.jpg

Esse quadrinho traz um tanto do nosso folclore, da cultura indígena e também a questão indígena no Brasil. É um quadrinho muito nosso. Acho que Turma da Mônica em geral faz parte da nossa cultura de uma certa forma, ela é a nossa cara também, mas esse quadrinho conseguiu deixar esse sentimento mais forte.

Além de ter a história do Noite Branca, ao longo do quadrinho a gente encontra trechos do poema Juca Pirama, do Gonçalves dias.

Esse quadrinho é muito forte, mas ao mesmo tempo é uma leitura divertida, que te prende bastante e emociona.

Papa-Capim.jpg

Eu gostei demais desse quadrinho. Ele surpreende por ser crítico e por tocar em tantos temas diferentes de maneira tão simples e leve.

Apesar de só ter lido Bidu e Papa-Capim, eu recomendo fortemente esses quadrinhos. Eu quero muito ler Mônica – Lições que é dos irmãos Vitor e da Lu Cafaggi. Desde que li Valente eu sou apaixonada por eles e todo mundo fala que Lições é o quadrinho mais maravilhoso da Graphic MSP.

Papa-Capim tem 90 páginas e foi publicado pela Panini. É muito amor por essa coleção da Graphic MSP ♥

assinatura

Deixe um comentário

