Viagem à Terra-Média #6 O senhor dos anéis – O Retorno do Rei; J. R. R. Tolkien

[Esse é um post sobre a minha experiência de leitura. Se você nunca leu esse livro, cuidado com Spoilers nesse texto]

Se você achou que eu tinha abandonado o meu projeto mais lindo de todos, que é o Viagem à Terra-Média, você errou feio, errou rude. E se você não faz ideia do que estou falando, volta nesse post aqui.

Depois de alguns bons meses sem tocar nesse assunto, finalmente chegou o dia de falar sobre o último livro da trilogia O senhor dos anéis.

O projeto realmente deu uma empacada por motivos de ressaca literária. 2016 tem sido um ano de poucas leituras e um ritmo de leitura muito, muito lento. Mas eu acho que esse livro me salvou sim dessa ressaca.

Mas vamos focar no que importa, O retorno do rei, que livro maravilhoso! Eu tinha surtado um tanto quando li A sociedade do anel e esse surto não se repetiu com a mesma intensidade em As duas torres. Eu amei o segundo livro, mas não foi tão incrível quanto o primeiro. Mas esse final foi perfeito.

Em O retorno do rei a gente acompanha a fase final da jornada da sociedade do anel. Enquanto uma parte da sociedade ruma para as batalhas em Minas Tirith e Gondor, Frodo e Sam estão no momento pós Laracna (que por sinal continua sendo um dos momentos que eu mais gostei na história). Então vamos por partes:

  • Primeiro vou ser polêmica, talvez, e dizer que eu esperava um pouco mais de emoção nas cenas de batalha. A leitura foi muito dinâmica e intensa, mas eu achava que seriam cenas mais longas e mais detalhadas. Mesmo assim eu gostei muito e foi lindo acompanhar toda a trajetória do Aragorn nessa fase da história.
  • No lado do Sam e Frodo eu fiquei muito surpresa com o Sam. Eu acho que já falei isso antes em algum post desse projeto, mas eu realmente não suporto essa dupla nos filmes. Por mais que eu saiba que a parte deles é muito pesada, que eles sofrem muito, que o fardo é enorme e etc, no filme eu não conseguia me conectar com esses personagens. Eu sempre achava muito entediante acompanhar as cenas deles. Mas no livro a experiência foi muito diferente. Eu desconstruí completamente a imagem que eu tinha do Sam fraco e chato e passei a admirar muito o personagem. Todo o desenvolvimento dele desde o encontro com a Laracna foi muito bom.

Outro ponto é que no livro é muito mais fácil de entender todo o sacrificio e sofrimento deles. O drama faz muito mais sentido. Eu achei que os capítulos finais deles foram bem curtos e bem rápidos de ler, mas mesmo assim foram bem doidos para o leitor. A gente entra na realidade deles e sofre junto toda a sede, sofre com a falta de suprimentos, com o peso do anel e o cansaço da viagem.

O REENCONTRO DA SOCIEDADE DO ANEL

Agora é um momento de confissão: por mais que eu me envolva com um livro e considere a história emocionante, eu nunca choro com livros. A primeira vez que eu chorei durante a leitura foi com O sol é para todos. E agora eu preciso dizer que eu chorei de novo lendo O retorno do rei.

O reencontro da sociedade é muito bonito. Do fim da jornada do Frodo, até o final do livro são 6 capítulos. Nesses capítulos a gente acompanha o ponto de vista de cada um do momento em que o anel foi destruído, o que deixa o momento muito mais interessante. Mas o que realmente me emocionou foram os capítulos na Casa de cura , todos os momentos na Casa de cura mexeram muito comigo, e o momento em que os hobbits e o resto da sociedade do anel se reencontram pela primeira vez. A amizade deles é um dos pontos fortes desse livro e é impossível acompanhar toda a jornada dos personagens e não se emocionar com o final de cada um deles.

ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE O FINAL (se você não leu o livro, aqui tem Spoilers)

  • O final do Aragorn faz MUITO mais sentido no livro do que no filme. Eu gosto muito mais dessa postura determinada e forte que ele tem no livro. A impressão que eu tinha no filme é que ele não queria muito ser rei, era uma coisa que ele evitava.
    Confesso que fiquei um pouco decepcionada com o fato da Arwen aparecer muito pouco no livro, mas a ausência dela foi compensada pela Éowyn que no livro é uma personagem muito mais complexa e muito mais interessante.
  • Assim como final do Frodo, o final dos hobbits também me surpreendeu muito e eu fiquei muito feliz com tudo o que aconteceu. Foi muito gostoso fazer o caminho de volta para o condado e reencontrar os personagens do primeiro livro. Além disso é muito bonito ver o quanto eles voltaram mais fortes e ganham o respeito e a admiração de todos. Não tem como não se emocionar. E eu sofri junto com o Frodo em todos os momentos até o final e senti o alívio dele e dos outros hobbits quando ele viaja com os elfos.
  • Mas um final que eu não esperava e eu gostei demais foi o final da Éowyn e o Faramir. Eu gostei muito de como eles se aproximaram e se envolveram. Acho que foi um dos momentos que eu mais me emocionei nesse livro. (na verdade, eu chorei praticamente nos 6 últimos capítulos inteiros)

CONSIDERAÇÕES GERAIS

O Senhor dos Anéis com toda certeza entrou pra minha lista de preferidos da vida. Na verdade eu tenho cada vez mais admiração pelo Tolkien e considero que ele é um dos meus escritores preferidos.

Cada vez que você abre o livro e lê uma linha que seja, você se transporta completamente para a Terra-Média e é uma delicia se sentir parte daquele universo. Você consegue sentir cada textura e cada cheiro. É um lugar que deixa saudade, você se apega a cada lugar e cada personagem.

O retorno do rei foi o livro que mais me emocionou nessa série, e virou o meu preferido dos três. Apesar de ser o maior deles, foi o que eu li mais rápido, é impossível parar de ler.

A viagem pela Terra-Média ainda não acabou. Talvez eu leia o livro sobre as aventuras de Tom Bombadil, eu fiquei muito curiosa para conhecer mais sobre esse personagem, mas ainda não sei se realmente vou ler esse livro. O que eu posso afirmar com toda certeza é que esse ano ainda tem a leitura de O Silmarillion. Como eu estou muito apegada a Terra-Média ainda não vou falar que o projeto acaba com O Silmarillion. Vamos ver se eu me animo e não começo mais algum livro.

O Senhor do Anéis acaba aqui. Se você quiser relembrar desde os primórdios desse aventura, aqui no blog tem post sobre O Hobbit, A Sociedade do Anel e As duas Torres.

O retorno do rei 431 páginas e foi publicado pela Martins Fontes.

assinatura

4 comentários sobre “Viagem à Terra-Média #6 O senhor dos anéis – O Retorno do Rei; J. R. R. Tolkien

  1. Na ❤ ❤ ❤ !!

    O Senhor dos Anéis é uma obra maravilhosa !! Lendo seu post me deu vontade de ler Tolkien a-go-ra !! ❤ Eu só li O Silmarillion e Os Filhos de Húrin para o meu projeto de leitura… (Você vai chorar muito nesses livros também, tenho quase certeza… Eles são bem pesados).

    O final da trilogia é emocionante mesmo, e muito melhor no livro do que nos filmes (apesar de eu achar que, em linhas gerais, o filme foi bem fiel… Menos com o final, né?).

    As Aventuras de Tom Bombadil conta várias histórias dele (esse personagem é muito divertido), mas em poesias curtas, sabe ?! Eu acho difícil ler poesia ahahaha. Mas quero reler, tem umas bem engraçadas.

    Boa viagem à Terra Média !!

    Curtir

    1. Oi Juu!

      O filme foi realmente muito fiel! É que são mídias muito diferentes, não tem como adaptar tudo. Mas o primeiro filme e o primeiro livro são muito, muito parecidos. Meu amor pelos filmes não mudou e eu tinha muito medo de acabar me decepcionando com a adaptação. E foi legal ter tanta surpresa com o final do livro, achei maravilhoso. Foi muito, muito emocionante.

      Eu tenho o livro do Tom Bombadil no Kindle, mas é exatamente o fato de ser em poesia que me desanima um tanto. Eu também tenho muita dificuldade, mas eu tô tão curiosa pra saber mais sobre ele que eu sei que mais cedo ou mais tarde vou me render a esse livro.

      É impossível começar a ler as obras do Tolkien e parar né? Já coloquei todos os livros dele na minha lista de desejados haha

      Beijos ♥

      Curtido por 1 pessoa

      1. Aaah eu sempre falo isso, que são mídias diferentes !! Dá super pra entender, né ?! Tem gente que fica reclamando demais por pouco. =( Eu sou apaixonada pelos livros e pelos filmes !! ahaha xD

        Eu também quero ler Tom Bombadil !! Nem cheguei a terminar … Por ser poesia !! Eu não consigo me concentrar na leitura, ahahaha. Vou lendo e, quando percebo, estou pensando em outras coisas. =( Aí perco o fio da meada. =/ Mas quero tentar novamente !! xD O que eu li (entendendo) é muito divertido !! Aliás, tudo do Tolkien !! ❤ ❤ ❤

        Boas leituras Na !!
        Beijos !!

        Curtir

Deixe um comentário

