Em cartaz: Zootopia

E mais uma vez vou tentar falar sobre filmes aqui no blog. Não acho essa tarefa muito fácil, mas já tem um tempinho que eu penso em falar sobre outros assuntos por aqui. Sempre é bom lembrar que nesses posts mais experimentais, e em qualquer outro na verdade, críticas são sempre bem vindas.

Eu sou de uma geração apaixonada pela Disney e pela Pixar. Cresci assistindo O rei leão, Toy Story, Pocahontas, Mulan e tantos outros clássicos, e talvez por isso sou uma viciada em animações. Eu realmente gosto muito de acompanhar os lançamentos da Pixar, e sou parte do grupo de adultos que vai ao cinema assistir esses filmes sem levar criança nenhuma.

Se você também gosta de animações já deve ter percebido que a Pixar tem feito filmes muito mais maduros que são capazes de emocionar adultos e divertir crianças. Desde UP eu sinto que os filmes são cada vez mais fortes.

Zootopia não me conquistou pelo trailer, mas alguns canais gringos elogiaram tanto o filme que acabei me rendendo e assisti logo que entrou em cartaz nos cinemas. O post de hoje é pra tentar te convencer a dar uma chance para esse filme, mesmo que você não seja um grande fã de animações, porque ele é realmente maravilhoso!

zootopia

# Ele não infantiliza os espectadores

Com as crianças o filme conversa de igual para igual. Ele não tenta conquistar a criança pela linguagem, ou facilitando o tema. Ele atrai a criança pelas cores, pelos bichinhos fofos e com algumas cenas divertidas. Mas o filme tem personagens muito bem construídos e trata de assuntos muito atuais e muito sérios como a diversidade, intolerância, hierarquia social, problemas como transito e burocracia, relação de poder e algumas outras coisas bem bacanas.

zootopia_jprs.640

Os grandes temas do filme giram em torno do preconceito e a intolerância. A personagem principal, Judy, é uma coelhinha pequena e fofa do interior que sonha em ser policial em uma metrópole, mas esse é um serviço para grandes predadores, ferozes e assustadores e não para bichinhos pequenos e fofinhos. Judy não só consegue o emprego como ao longo do filme mostra toda a  sua força e o valor das minorias. Ela tem uma mensagem muito forte de empoderamento. O tema de preconceito não para por ai, ele permeia o filme inteiro. O enredo explora muito bem todos o quanto ser uma sociedade preconceituosa é perigoso.

Um adulto com certeza consegue absorver muito mais informações e provavelmente vai se emocionar mais, mas as crianças também aprendem muito com o filme.

zootopia_9

# Referências

Além dos clássicos easter eggs da Pixar/Disney como marcas com formato do Mickey, DVDs de Frozen, Big Hero 6 e alguns outros filmes, em Zootopia também aparece referências muito claras a O poderoso chefão e Breaking Bad e é muito divertido quando essas referências aparecem. Mais um agradinho que mostra que as animações são pensadas para adultos também.

O filme é muito rico, cheio de criticas fortes, mas ao mesmo tempo é muito divertido. As piadas não são bobinhas, muito pelo contrário, mas são simples o suficiente para divertir qualquer tipo de público.

4b82c7c68f33331e187183ede57b3b45

A qualidade da animação também impressiona muito. Zootopia é uma grande cidade e tem é dividida em vários territórios para cada animal se adaptar melhor, como por exemplo áreas de floresta úmida, savana, bairros minúsculos para pequenos roedores ou bairros enormes para elefantes. A cidade em si é um dos grandes pontos fortes do filme. As curiosidades da estrutura de Zootopia e a beleza das imagens te prendem muito. Além disso não tem como negar que os animais fofos são outro ponto forte do filme, é impossível não morrer com a fofura de alguns bichinhos que aparecem.

Se você estiver de bobeira em casa no feriado e não quer assistir Batman vs Superman (ou foi apressado que nem eu já assistiu esse filme), Zootopia é uma ótima opção!

assinatura

Anúncios

2 comentários sobre “Em cartaz: Zootopia

  1. Eu ameeeeeeeeeeeeeeeei esse filme.

    Sua resenha ficou muito boa. As piadas do filme são bem feitas, ao meu ver. Ri demais com as preguiças. Acho que zootopia não é apenas para crianças, abordar assuntos reais e importantes.

    Parabéns pelo blog
    Até mais

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s