Ódio, amizade, Namoro, amor, casamento – Alice Munro

Vou começar o post avisando que eu sou uma péssima leitora de contos e que por isso vai ser um desafio muito grande fazer um post sobre livros de contos, mas vamos lá.

Quando digo que sou uma péssima leitora de contos é porque geralmente eu acabo deixando os livros desse gênero meio de lado. Eu gosto de romances mais longos em que eu consigo criar um vínculo maior com as personagens e todo o contexto, mas eu sei que nessa eu deixo de ler muita coisa boa. E entre tantas coisas boas que eu ignorava estavam os livros da Alice Munro.

Se você acompanhar outros blogs e canais literários, já deve ter encontrado muita gente elogiando a autora. Alice Munro é canadense e em 2013 ganhou o Nobel de Literatura. Ela escreve exclusivamente contos e tem chamado muita atenção dos leitores.

munro1_2698127b

E por mais que todo mundo falasse bem da autora eu sempre deixava pra depois por falta de interesse em contos. Até que esse ano eu resolvi que já que eu tenho uma dificuldade a mais de me envolver com romances no kindle, vou usar o meu e-reader para ler mais contos, quem sabe funciona melhor comigo não é mesmo? E foi nessa que eu aproveitei para dar uma chance para a Alice Munro e ainda bem que eu fiz isso!

Ódio, amizade, namoro, amor, casamento tem 9 contos. O primeiro conto é o que da título ao livro e confesso que não foi amor a primeira vista. Logo no começo a leitura fluía bem, mas não tinha nada que me chamava muita atenção, mas aos poucos a história foi crescendo e ganhando muita força e me surpreendeu muito. Acabou que o primeiro conto foi um dos que eu mais gostei no livro.

Essa sensação de no começo ser um conto meio sem sal e aos poucos ir melhorando muito aconteceu em praticamente todos os contos. A unica exceção foi o conto Conforto que desde o primeiro parágrafo me prendeu completamente.

A maioria dos contos é protagonizado por mulheres e falam sobre temas no nosso cotidiano. Em Ódio, amizade, namoro, amor, casamento o leitor encontra contos sobre todos os tipos de relacionamento, sobre como as pessoas lidam com as memórias e os sentimentos, como as nossas atitudes podem interferir na vida das pessoas com quem convivemos. Acho que de todos os temas do livro o mais marcante é a amizade.

O que mais me chamou a atenção nos contos foi que a autora escolhe situações bem simples e comuns do nosso cotidiano e com muita simplicidade e delicadeza vai mergulhando nos sentimentos e pensamentos das personagens e com isso o texto ganha muita força. Outro detalhe que eu gostei demais nos contos é como ela constrói lindamente as paisagens canadenses. É muito fácil imaginar com muitos detalhes como é cada lugar por onde as personagens passam. Os cenários dão um charme a mais para os contos.

É bem difícil terminar de ler um conto e não ficar digerindo aquelas informações por um tempo. Mesmo os contos que eu não gostei tanto, acabaram mexendo comigo de alguma forma. Ou por trazer uma situação que eu já vivi de alguma forma, ou porque alguma atitude das personagens me incomodaram, mas todos eles ficaram comigo por um tempo.

Dos 9 contos os meus preferidos foram Ódio, amizade, namoro, amor, casamento; Conforto e O urso atravessou a montanha. Mas também gostei muito do conto Urtigas.

Alice Munro realmente é uma autora que merece uma chance. Mesmo que você não seja o maior fã de contos, como é o meu caso, vale muito a pena conhecer os livros dela, tenho certeza que você vai se surpreender.

Caso você tenha um Kindle ou pelo menos o aplicativo, pode aproveitar e usar o período de teste do Kindle Unlimited e baixar gratuitamente um dos livros da autora.

Ódio, amizade, namoro, amor, casamento foi publicado pela Biblioteca Azul (selo da Globo Livros) e tem 360 páginas.

assinatura

5 comentários sobre “Ódio, amizade, Namoro, amor, casamento – Alice Munro

  1. Bonjour! Nossa,adorei tudo oque você escreveu e acabei por ficar curiosa em ler o livro. Confesso que também não sou muito fã de contos,aprecio o bom romance longo e detalhado. Mas,com a simplicidade e sinceridade que você dispôs ao escrever esse comentário, eu fiquei totalmente curiosa em ler o livro dessa escritora. Obrigado pela dica ,pois confesso que não conhecia.

    Curtir

    1. Aahh sempre fico empolgada quando consigo deixar alguém curioso! Estou me esforçando para conhecer mais o mundo dos contos e por enquanto tenho lido coisas bem bacanas. Espero que você também goste da autora, depois volta aqui para me contar o que achou 😀

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

