Adaptações que merecem destaque: Expresso do amanhã

Não sei se essa ideia vai virar categoria, não sei se essa vai ser uma novidade do Literateca 2016, mas eu queria muito mesmo falar sobre o filme Expresso do amanhã.

Se não me engano, no primeiro semestre de 2015 a editora Aleph publicou uma edição maravilhosa do quadrinho O Perfuraneve. Já falei sobre ele aqui no blog e eu amei esse quadrinho. Não entrou na minha lista de melhores quadrinhos do ano passado por muito pouco, mas eu gostei demais mesmo.

O perfuraneve é um compilado de 3 livros diferentes que contam a história de um futuro distante em que a Terra foi tomada pelo gelo e os únicos humanos vivos moram dentro de um tem, o perfuraneve, que está em movimento constante.

Ano passado finalmente chegou no Brasil o filme Expresso do amanhã. O filme foi baseado no Perfuraneve e segue uma linha bem parecida com a primeira historia da HQ.

Tanto no filme quanto nos quadrinhos, o trem é dividido por classes sociais. Os mais ricos tem mais espaço e vivem esbanjando luxo nos vagões da frente e quanto mais pobre você é, mais para o fundo você vive, ou sobrevive.

celebridades-cinema-festival-berlim-destaques-20140205-008-original

No filme vamos acompanhar a galera do ultimo vagão se rebelando e lutando para chegar nos vagões da frente e conseguir uma condição de vida melhor.

Eu já tinha surtado com o quadrinho, achei a ideia muito sensacional e quando eu vi o filme fiquei ainda mais maluca. O filme é muito mais agressivo. Obviamente, mídias diferentes, formatos diferentes e estrategias diferentes para prender a nossa atenção, mas o filme tem um ritmo muito mais acelerado, conflitos mais intensos e tira o nosso folego do começo ao fim. As cenas de ação são muito bem filmadas e um tanto violentas.

Expresso-do-Amanhã-12

Como as pessoas estão ali presas no trem há muito tempo eles buscam vários caminhos diferentes para se adaptar a condição de confinamento, de desastre total. É sempre muito triste quando eles conseguem ver o mundo do lado de fora do trem, todo congelado, com restos de cidades destruídas. As crianças sofrem uma lavagem cerebral muito forte para admirar o trem e serem gratos ao maquinista que salva a vida de todos ali. O consumo de drogas e a busca incessante por prazer também ganha bastante destaque.

A miseria humana é muito bem retratada nessa história. As pessoas são muito vazias dentro desse trem. A gente se choca, se incomoda tanto com o contraste social absurdo entre os vagões, mas também com o egoismo e a frieza de muitas pessoas importantes dentro daquela sociedade.

expresso-do-amanhc3a3

É muito mais difícil falar sobre um filme sem dar spoilers. Mas eu queria deixar aqui essa indicação porque acho que tanto esse filme quanto o quadrinho passaram meio batidos e são obras excelentes.

O Expresso do amanhã é um filme coreano de 2013, o personagem principal é interpretado pelo Chris Evans, vulgo Capitão America, mas só chegou ao Brasil em 2015. Quase ninguém comentou sobre esse filme, ele não ganhou muito destaque nos cinemas, mas é um filme que vale muito a pena. Pra quem gosta de filmes de ação e distopias é um prato cheio.

Essa foi uma tentativa de falar sobre um filme, não sei se foi bem sucedida, mas vou parar de falar e deixar aqui o link do trailer do Expresso do amanhã Assistam, sério, vale a pena mesmo.

assinatura

Anúncios

Um comentário sobre “Adaptações que merecem destaque: Expresso do amanhã

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s