As cidades como elas realmente são – Nova York, a vida na grande cidade – Will Eisner

Já começo o post de hoje dizendo que esse livro é um dos meus xodós atualmente ♥

Eu nunca tinha lido nada do Will Eisner e eu sempre tive muita curiosidade, então aproveitei a Festa do livro da USP e comprei essa coisa mais linda!

Will Eisner dispensa apresentações não é mesmo? O cara deve ser no minimo bom para darem o nome dele a um prêmio. Will Eisner é referência no mundo dos quadrinhos e Nova York já começa com um texto do Neil Gaiman falando sobre a relação dele com o Eisner e sobre como ele enxerga o trabalho do Eisner.

Esse livro não é uma graphic novel comum. Na verdade nesse livro encontramos 4 graphic novels: Nova York: a grande cidade, O edificio, Caderno de tipos humanos e Pessoas invisíveis. Dentro de cada uma dessas graphic novels encontramos vinhetas divididas em capítulos. Ou seja, você não vai encontrar uma história contínua, mas pequenas historinhas que representam as cidades como elas são.

will-03

As genialidades aqui são muitas.

Em Nova York: a grande cidade, Will Eisner divide as vinhetas em cima de elementos que encontramos em todas as cidades, como paredes, degraus, janelas, metrô e lixo. A gente acompanha a interação dos moradores da cidade com esses elementos em situações cotidianas.
Ele mostra como usamos os degraus como arquibancada para assistir os acontecimentos da rua, como nos apaixonamos e criamos toda uma fantasia com pessoas desconhecidas no metrô. Ele também explora a questão da privacidade, de como classes diferentes lidam de formas diferentes com os mesmos elementos.

novayork_pag47

Em O edifício vamos conhecer quatro personagens e acompanhar a historia de cada um deles com o mesmo prédio. E mais uma vez Will Eisner brinca com as diferentes realidades, as diferentes perspectivas.

Em Cadernno de tipos urbanos ele faz um trabalho parecido com o que ele fez em Nova York, mas dessa vez com elementos abstratos como o cheiro e o tempo, espaço e o comportamento dos moradores. Ele mostra como cada pessoa da um peso diferente para cada um desses elementos. O cheiro que para uns é horrivel, para outros pode ser nostalgico. O tempo que alguns consideram perdido dando atenção a alguém, foi o tempo que aquela pessoa mais  aproveitou.

Outra parte muito genial desse capítulo é quando ele mostra a diferença da cidade durante o dia e durante a noite. Durante o dia as pessoas ocupam um determinado espaço mais animadas, felizes, seguras e a noite passam pelo mesmo lugar e olham para as mesmas pessoas com medo e desconfiança.

07302010_contractwithgodbig_0

Todas as vinhetas mostram situações muito cotidianas e que acontecem em qualquer grande cidade. A beleza é justamente se identificar e olhar para essas situações por outra perspectiva. Você se diverte reconhecendo quem você é ali dentro, como você interage com a cidade e também entende melhor toda a loucura que são as grandes cidades.

Eu fiquei apaixonada por esse livro. Eu amo quando as historias são simples, mas contam muito nos pequenos detalhes. Apesar de não ter nenhum personagem fixo, e as vinhetas serem bem curtinhas, eu me emocionei demais com algumas historias, como por exemplo a das imigrantes que trabalham loucamente em casa para não ganhar quase nada e são vitimas de um acidente, da família que só tinha água do hidrante, das famílias que se mudam, das pessoas que testemunham a violência pela janela, dos idosos carentes de atenção em casa… esse livro é muito rico e que mexe demais com o leitor. E quanto objeto também é lindo demais. É um livro gostoso de manusear, as ilustrações são lindas, são bem grandes, as vezes uma cena ocupa uma página inteira, então é bem bonito e bem agradável de ler.

New-York1

Morro de vontade de ler mais coisas do Will Eisner, esses tempos eu baixei em PDF e li no Kindle mesmo o livro Um contrato com Deus, e esse é impossível de achar pra vender. Alguém podia muito publicar ele de novo não é mesmo?

Nova York, a vida na grande cidade foi publicado pela Quadrinhos na cia (selo da Companhia das letras) e tem 349 páginas de pura genialidade.

assinatura

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s