LEITURA COLETIVA- Os Miseráveis – Final da 1º Semana

Domingo acabou oficialmente a primeira semana da leitura compartilhada. Se você não sabe do que eu estou falando, confira nesse post algumas informações básicas sobre a dinâmica dessa leitura compartilhada.

No post em que divulguei a leitura coletiva eu comentei que eu ia fazer alguns diários de leitura sim, mas ainda não sabia com que frequência. Não quero fazer posts semanais porque vai ser um projeto muito longo e talvez eu não tenha tanta coisa para comentar toda semana.  Mas já tive uma ideia melhor. O livro é dividido em 5 partes, cada uma com foco em um personagem. Então o plano agora é fazer os posts sobre a leitura sempre que eu terminar uma dessas partes. 

O post de hoje é só um extra mesmo porque essa foi a primeira semana e foi muito bacana e vai que mais alguém por ai se anima e começa a ler também né?

Mas para aproveitar o espaço vou falar sobre o que eu achei sobre as primeiras 200 páginas do livro, que foi o que eu li até agora.

200 páginas seria 10% do livro, então ainda estamos muito no comecinho. Mas algumas coisas já me conquistaram demais. O Victor Hugo não tem pressa nenhuma na hora de apresentar um personagem. Até agora ele apresentou 4 personagens, sendo que conhecemos profundamente 2 deles. O autor detalha muito bem a vida e a personalidade de cada um, faz analises sobre como os acontecimentos na vida das personagens influenciou na personalidade deles. A construção dos personagens por enquanto é o que eu mais me surpreendi.

Outra coisa muito bacana é que o livro é recheado de notas de roda pé (pelo menos na edição da Cosac, não posso falar por todas as edições). No texto do livro mesmo já tem muita informação bacana sobre o contexto histórico da França, mas as notas são ainda mais detalhadas e aprofundam bem na historia. Eu gostei muito, mas no ultimo capitulo que li, que foi sobre o ano de 1817 foi bem cansativo acompanhar todas as notas e eu acabei desistindo de algumas. Mas vale muito a pena ler porque a grande maioria das notas dão mais sentido ao livro

Para finalizar vou colocar aqui algumas passagens que eu marquei por enquanto. O livro é cheio de passagens maravilhosas, mas escolhi só algumas, que mesmo fora de contexto continuam muito interessantes.
Se vocês estiverem participando, comentem aqui as primeiras impressões e vamos discutir mais sobre o livro lá no evento do facebook!
Não esqueçam de acompanhar as redes sociais que participo para trocar mais experiencias de leitura. (InstagramTwitter pessoalTwitter do blogTumblr)

Temamos a nós mesmos. Os preconceitos é que são ladrões; os vícios é que são assassinos. Os grandes perigos estão dentro de nós.

Não basta destruir os abusos; é preciso mudar os costumes. Desapareceu o moinho, mas o vento ainda sopra.

As cidades produzem homens ferozes justamente porque os corrompem. A montanha, o mar e a floresta tornam os homens selvagens, desenvolvendo-lhes o lado animalesco, mas,  quase sempre, sem destruiri-lhes o lado humano.

É próprio das sentenças em que domina a impiedade, isto é, a brutalidade, transforma pouco a pouco, por uma espécie de estúpida transfiguração, um homem em um animal, às vezes até em animal feroz. As sucessivas e obstinadas tentativas de evasão bastariam para provar o estranho trabalho feito pela lei sobre a alma humana.

assinatura

3 comentários sobre “LEITURA COLETIVA- Os Miseráveis – Final da 1º Semana

    1. Oi Helena 😁
      Tô mega atrasada na leitura, mas vou alcançar a galera de novo e vou acompanhar seus diários de leitura.
      Eu pensei em fazer posts semanais, mas não me dou bem com esse esquema hahaha mas gosto de acompanhar o diário de outros leitores pq sempre encontramos visões diferentes né?
      Essa leitura compartilhada ta lindimais haha ❤

      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

