#5 Melhores livros de 2015 (até Novembro)

Fim de ano é aquele momento que a gente coloca muita coisa na balança e vou aproveitar para fazer uma listinha com meus livros queridos de 2015.

Esse ano foi de longe o ano que eu mais li na vida, li muita coisa bacana, mas algumas foram mais especiais e merecem um destaque por aqui.

(A lista não está em ordem de preferência ok?)

Americanah – Chimamanda Ngozi Adichie

Primeiro livro que li da Chimamanda e primeira leitura de 2015. Esse livro foi amor do inicio ao fim, fiquei viciada e ao mesmo tempo ficava economizando a leitura. Livro leve, contemporâneo e trata de muitos temas importantes.
Tem post sobre ele aqui no blog

Na pior em Paris e em Londres – George Orwell

1984 ta entre meus queridinhos da vida. Ainda não li quase nada do George Orwell, mas eu gosto muito dos temas que ele escolhe e dos livros que já li. Nesse livro a gente conhece uma experiência que ele teve quando se mudou para Paris e viveu uma miséria muito grande. Ele conta como era o cotidiano dele e outras pessoas muito pobres e como eles se viravam, como a sociedade lidava com eles e enfim, esse livro é muito divertido e ao mesmo tempo é bem duro.

Também tem post aqui no blog

Trilogia Fundação – Isaac Assimov

Não tem nem o que falar sobre essa trilogia. Fui completamente fisgada pela trama e pela escrita do Assimov. Achei sensacional e se você se interessa por ficção cientifica, tem que ler esses livros. São maravilhosos.

Falei um pouco sobre a Fundação aqui

O senhor dos anéis – Tolkien 

Nem terminei de ler a trilogia, mas não tem como deixar esses livros de fora. O Hobbit também foi uma leitura maravilhosa, mas nada se compara a trilogia Senhor dos anéis. Eu que já me considerava fã, hoje amo ainda mais a Terra-Média e quero ler tudo o que existir sobre esse universo.

(O projeto continua)

A desumanização – Valter Hugo Mãe

Livro triste demais, não sei como não me fez chorar, mas que escrita mais gostosa e linda e poética. Uma das melhores descobertas de 2015 foi o Valter Hugo Mãe e eu aproveitei a Festa do livro da USP pra comprar mais livros dele e não ficar órfã em 2016.

Tem post sobre esse livro aqui

Esse ano teve alguns outros livros muito maravilhosos que me marcaram demais como Na escuridão, amanhã, O sol é para todos e O Xá dos Xás. Eu amei muito esses 3 livros também, mas os livros da listinha me marcaram ainda mais e são livros que eu sempre lembro, são histórias que depois que eu li não me deixaram mais, sempre me acompanham. Essas listas acabam sendo um pouco injustas com outros livros que acrescentaram tanto na minha vida de leitora, mas mesmo assim eu quis fazer um post desses.
Se você também faz essas listinhas comenta aqui.

assinatura

5 comentários sobre “#5 Melhores livros de 2015 (até Novembro)

  1. Oi Nat!! Sou louca pra ler esse livro do Orwell! Várias vezes já pensei em comprar mas nunca lembro! Agora coloquei na lista! Não vou ler sua resenha não, só depois! 🙂 ASIMOV divo da minha vida, amo demais! Ainda não li VHM, minha estreia será em 2016! 🙂 Bjão!!

    Curtir

    1. Eu amei esse livro do Orwell. É uma pobreza sem fim, eles só se ferravam, mas mesmo assim eu dei risada com várias partes do livro. E sem contar que ele levanta muitas reflexões bacanas.
      VHM foi uma das minhas melhores descobertas desse ano, foi uma das coisas que quis garantir com o fim da cosac.
      E Assimov é demais! Agora vou ler Eu, robô. Tô muito ansiosa por esse livro!

      Beijos

      Curtir

    1. Eu ia fazer uma lista com 10 livros também, mas eu acho muito mais difícil. Também gostei de várias leituras desse ano e ai começou a rolar uns empates técnicos e achei mais fácil escolher só 5 mesmo.
      Fazer essas listinhas é muito divertido, mas é uma tarefa ingrata. Parece que a gente sempre deixa algum livro muito bom de fora da lista.
      Quero ver a sua listinha também 😀

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

