Perguntas mais frequentes sobre e-reader/Kindle

Desde que eu comprei meu Kindle paperwhite em Agosto de 2014, e principalmente depois de escrever um post aqui no blog comparando um pouco o Kindle com livros físicos, muitas pessoas me procuram com duvidas sobre o e-readers em geral. Como essas perguntas se repetem muito resolvi fazer um post com elas e algumas considerações importantes.

Como a minha experiência é com o Kindle, é lógico que vou falar mais sobre esse e-reader, mas no geral as respostas servem para todos, ok?

Por que você não escolheu comprar um tablet? (Também na versão Você acha que é melhor comprar um e-reader ou um tablet?)

Seja qual for a versão da pergunta, definitivamente é o que eu mais escuto. Apesar do tablet servir sim como um aparelho para leitura de livros digitais e arquivos em PDF a diferença entre um tablet e um e-reader é muito grande.

O e-reader é próprio para leitura. A tela dele é muito diferente, tem uma iluminação que garante um conforto muito maior para o leitor. Sabe quando você passa muito tempo lendo alguma coisa no computador e sua vista vai ficando cansada? No tablet acontece a mesma coisa, já no e-reader não. O e-reader funciona como se você estivesse lendo um papel comum e em um ambiente com uma boa iluminação. A tela do e-reader não reflete a iluminação do ambiente, ao contrario do tablet, isso também aumenta o conforto na hora de ler. Outro fator que faz muita diferença é o peso do aparelho. O kindle, por exemplo, pesa entre 180g a 215g, dependendo do modelo, menos que a metade do peso de um tablet.

No e-reader você não consegue instalar aplicativos, nele você só tem arquivos de leitura. Você consegue acessar a internet pelo e-reader, mas é mais lento e o touch de um e-reader não é tão bom quanto de um tablet.

Na hora de escolher o que é melhor para você é preciso ter claro qual é o seu objetivo com esse aparelho.

Posso comprar e-book em qualquer loja?

Não. Você precisa procurar e-books compatíveis com o seu e-reader. O Lev (e-reader da Saraiva) e o Kobo (e-reader da Cultura) só trabalham com ePub, já o Kindle (Amazon) só lê arquivos em Mobi, AZW e AZW3 (lógico que os 3 aparelhos também aceitam PDF). Na hora de comprar um e-book é preciso prestar atenção no formato do arquivo.
Caso você já tenha um e-book em um formato que não seja compatível com o seu e-reader, existem ferramentas que permitem a conversão de um formato para outro. Você pode baixar o Calibre, que é um programa que converte e-books. Na internet é bem fácil encontrar ferramentas para converter os arquivos.

A Amazon disponibiliza um programa oficial do Kindle que converte arquivos de texto do seu computador e PDF para o formato do Kindle. O programa chama Send to Kindle e você pode baixar ele aqui.

OBS: O Kindle aceita os seguintes formatos de arquivo: Formato Kindle 8 (AZW3), Kindle (AZW), TXT, PDF, MOBI sem proteção, PRC naturalmente; HTML, DOC, DOCX, JPEG, GIF, PNG, BMP por meio de conversão. 
Não citei todos esses formatos, porque a maioria não são formatos de e-books. Quando você for comprar um e-book os formatos disponíveis são os citados anteriormente. Mas caso queira abrir qualquer outro arquivo no seu e-reader saiba que esses arquivos funcionam mas nem todos permitem que você use todas as ferramentas do Kindle. 

 Posso ler meus textos acadêmicos no e-reader? (Sobre arquivos em PDF)

Eu já comentei aqui, mas eu curso Ciências Biológicas e muitos dos meus amigos procuram o kindle, ou qualquer outro e-reader, para ler os artigos científicos. A gente sempre precisa ler muitos artigos e é um volume enorme de papel, então o e-reader parece uma boa opção para poupar gastos e diminuir (muito) o lixo.

Os e-readers permitem que você abra arquivos em PDF, porém esses arquivos não permitem que você use as ferramentas de formatação do texto. Então você não pode alterar a fonte, seja escolhendo uma fonte diferente ou alterando o tamanho. Quando você abre um PDF em um e-reader é como se você abrisse uma imagem. Ele fica pequeno.

Caso o texto seja de uma coluna só, você consegue converter facilmente para o formato de arquivos do seu e-reader e ler como se fosse qualquer outro livro. Caso seja um texto em duas ou mais colunas, como é o caso dos artigos científicos, já complica a situação. Você não consegue converter esses arquivos. Na verdade consegue, mas os parágrafos vão sair da ordem e você não consegue ler nada. O que eu faço é colocar o kindle para ler no modo paisagem e coloco um zoom leve e ai fica confortável. Não é tão pratico, mas funciona bem. A leitura de PDF muda um pouco de marca para marca, mas pelo o que eu vi na internet o melhor e-reader para leitura de PDF é o Kindle mesmo.

A bateria dura bastante?

MUITO! Eu não leio todos os dias no Kindle, mas quando eu uso nunca fico com ele ligado por menos de uma hora. E mesmo assim, mesmo nos finais de semana que eu fico 4, 5 horas por dia com o Kindle ligado, eu costumo carregar o meu aparelho uma vez por mês. Conto na mão as vezes que eu carreguei mais que uma vez no mês o Kindle, mas foram casos extremos que eu usei muito mesmo.

Compro com luzinha ou sem luzinha?

Outra pergunta clássica! Caso você esteja pesquisando preços e modelos de e-reader já deve ter visto que existem dois modelos básicos: os que tem iluminação embutida na tela e os que não tem. Essa iluminação é diferente de qualquer outro brilho de tela de aparelhos eletrônicos. Eu não consigo comparar com nada. Quando eu uso a iluminação do meu Kindle é como se eu estivesse olhando para uma folha branca. Sem iluminação a tela é mais acinzentada. Chega a ser idiota falar isso, mas é exatamente a cor da tela desligada, só com o texto do livro mesmo.

Eu sinceramente não vejo muita vantagem em comprar um e-reader sem iluminação na tela. Uma das coisas que eu mais gosto, se não for a coisa que eu mais gosto, no Kindle é justamente essa tela iluminada. Com ela se eu estiver lendo em um ônibus durante o dia, por exemplo, na hora em que o sol bater forte na tela a luz diminui e leio normalmente com a luz natural. Se a luz natural diminui por causa de uma ponte, um túnel  ou por ser fim de tarde, enfim, seja qual for o motivo, a luz da tela me permite continuar lendo com o mesmo conforto. É uma vantagem a mais. Por exemplo, acabou a luz na sua casa? Ok, você tem seu e-reader! Sem a iluminação da tela você sempre vai depender da iluminação do ambiente do mesmo jeito que você depende na hora de ler um livro físico.

Outro fator que deve ser considerado, sem iluminação a tela tem menos definição também, o que acaba diminuindo o conforto da leitura.

Mas é claro, seu bolso, seus critérios e suas necessidades. Aqui é só a minha opinião.

4GB é espaço suficiente para armazenar muitos livros?

MUITOS, MUITOS mesmo! Em geral os meus e-books tem 400KB. Quando é um e-book muito grande, tipo de biografias e calhamaços de respeito, de 800 páginas ou um pouco mais, os arquivos chegam a 3,000KB. Então sim, 4GB é muito espaço, confia que você vai conseguir colocar muito livro no seu e-reader.

Consigo ler quadrinhos no e-reader?

A tela dos e-readers segue um tamanho meio que padrão. O kindle tem 6″, então a tela é pequena para ler quadrinhos. Porém o Kindle reconhece quadrinhos e ele permite que você leia um quadro por vez. Então em vez de visualizar a página inteira, você tem a opção de clicar no quadro que você quer ler primeiro e ele amplia. A tela toda passa a ser aquele único pedaço da página e você consegue ler tranquilamente. Caso você baixe um arquivo na internet em PDF, no site da Amazon você encontra um programa que permite converter quadrinhos em JPG ou PDF para o formato kindle.
Caso você tenha um kindle e se interesse o programa é Kindle Comic Creator e você pode baixar aqui.

Você troca seu Kindle por um cacho de bananas (ou qualquer outro aparelho)?

Nããããooooo! (Quem lembra dessas brincadeirinhas idiotas na TV?)
Mas falando sério, eu me desapontei com algumas coisas no kindle, nada muito grave, mas principalmente a questão de ler artigos científicos. Eu achava que a parte de leitura de PDF seria mais simples. Mas mesmo assim eu amo o Kindle.  Ainda não me adaptei 100% aos livros digitais, e quero fazer um post sobre isso, mas eu não me arrependo de ter comprado o kindle um segundo sequer. Recomendo muito que você também tenha um caso seu objetivo seja ler. Se você quer um aparelho que faça mais do que te proporcionar leitura confortável, talvez seja melhor investir em um tablet.

Caso você ainda tenha algumas duvidas, deixo aqui o link para um video da Tati Feltrin em que ela compara o Kindle, Lev e o Kobo e fala um pouco do IPad também. É um vídeo longo, mas muito esclarecedor.

Espero que esse post tenha ajudado você! Se quiser tirar mais alguma duvida, fazer um comentário ou qualquer coisa do tipo, você pode deixar um comentário aqui no post ou mandar um e-mail para blogliterateca@gmail.com

assinatura

6 comentários sobre “Perguntas mais frequentes sobre e-reader/Kindle

  1. Oi Natália,

    Tenho um comentário sobre o Kobo. Ele não aceita apenas epub e pdf. Aceita também epub3 (não sei a diferença entre epub e epub3), mobi, JPEG, GIF, PNG, BMP, TIFF, TXT, HTML, RTF, CBZ e CBR
 (os dois últimos é pra histórias em quadrinhos). Tenho o kobo há 2 anos, e um dos pontos que contaram a favor do Kobo em comparação com o Kindle, foi ele aceitar mais formatos (principalmente epub).
    Minha experiência com arquivo em pdf tb não é muito boa. Sempre tento evitar. Nunca tentei ler artigos científicos no Kobo, mas outros textos em pdf, é melhor converter pra epub.
    Eu já li um livro que era em formato de quadrinhos, em epub, e ajustou direitinho.
    Legal teu blog!

    Rafaela

    Curtir

    1. Oi Rafaela tudo bem?
      Então, o Kindle aceita 90% desses formatos que você disse, só não lembro se ele aceita os dois ultimos. Não ceitei esses formatos pq não são os formatos de e-books, esses são formatos de outros textos/arquivos que você pode abrir. Eu me referia ali no tópico aos e-books que você compra pela internet.
      Mas bacana saber isso dos quadrinhos no Kobo, isso eu realmente não sabia!

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

