Viagem à Terra-Média #5 O senhor dos anéis – As duas torres; J. R. R. Tolkien

E depois de mais de um mês sem tocar no assunto, hoje é dia de falar de novo sobre SDA. Não, o projeto não está abandonado. Eu parei com os diários de leituras porque não sinto que há um grande interesse e as vezes eu simplesmente esquecia mesmo de postar alguma coisa aqui. Sem contar que fica um sentimento de obrigação que não me agrada.
Mas enfim, vamos focar no que realmente interessa.

Em Novembro eu finalmente li As duas torres. Essa foi uma leitura bem diferente de A sociedade do anel, mas ainda não sei dizer qual livro eu gostei mais. Acho que As duas torres me surpreendeu muito mais.

Só para contextualizar: no segundo volume da série, a história começa com a comitiva do anel se separando. Frodo e Sam seguem sozinhos para Mordor e os outros personagens vão precisar decidir que caminho seguir. Indiretamente eles ainda vão ajudar lutando contra Mordor, mas o foco deles é outro.

Não tem muito como dar spoiler desses livros, ou tem? Enfim, se você não conhece nada de SDA (o que você fez da sua vida até aqui?) talvez não seja um bom post para você. Vou partir do principio que todo mundo conhece no minimo os filmes. Então lidem com isso.

No começo do livro o Boromir morre e eu achava que no livro essa parte ia ser mais interessante. Todo esse trecho entre a separação dos personagens, a morte do Boromir, os hobbits com os orcs… eu achei muito lento. Não conseguia me prender na leitura por nada. Mas Tolkien é maravilhoso e finalmente cheguei na parte dos Ents e a Terra-Média voltou a ter cara de Terra-Média. O Barbarvore é muito mais interessante no livro, os Ents em geral são personagens bem mais legais e eu gostei demais de como a história cresceu depois desse primeiro capítulo com os Ents. Depois que eu passei dessa parte foi bem difícil parar de ler.

Uma coisa que eu gostei demais nesse volume foi das relações de amizade, principalmente entre o Legolas e o Gimli. Já gostava demais deles, mas nesse livro eu me emocionei bastante com eles em várias passagens. Sempre fico empolgada quando eles parecem.

Mas definitivamente a melhor surpresa desse livro foram as cenas do Frodo, Sam e Smigol.

Eu detesto 80%, ou mais, das cenas deles nos filmes. Sempre acho muito monotono, sempre tive a impressão de que o Frodo era meio bobinho. Ok, ele carregava um fardo enorme, ok a condição deles era péssima, mas ainda assim eu achava que faltava muito jogo de cintura ali. Várias cenas do filme eu sempre olhava e não acreditava no que tava acontecendo. Por exemplo, tem uma cena nos Pântanos mortos em que o Frodo olha para um dos rostos mortos na água e cai e enfim, aquela cena eu sempre achei meio idiota. Eu não me convencia que o drama deles era interessante. Isso para não falar sobre todas as cenas que envolvem a Laracna no filme. Morro de tédio nessa parte, sempre pulo.

No livro a minha experiência foi o oposto. Todas as atitudes que eu não via sentido, as cenas bizarras e que me incomodavam, vejam só você, não acontecem no livro. O Frodo continuou sendo forte e inteligente. No livro a gente não tem acesso aos pensamentos dos personagens. A gente conhece os sentimentos deles sempre de forma indireta, pelas atitudes, por alguns sinais mais sutis. Não existem passagens só com o pensamento de um personagem. Tem algumas passagens, por exemplo, do Sam olhando o Smeagol e tentando entender o que realmente se passa com aquela criatura, mas é diferente de um mergulho intenso no intimo de um personagem. Mas mesmo assim os sentimentos e as ideias do Frodo ficam muito mais claras e muito mais intensas.  Sem falar que são mais coerentes. Ele me passou a imagem de um homem forte, que apesar de todo o peso e dificuldade, sabe bem o que faz e é muito consciente na hora de tomar decisões.
O Smeagol é um personagem que eu adoro, gosto muito de toda a batalha Smeagol x Gollum.
Já o Sam, seja no livro, seja no filme, sempre testa muito a minha paciência. Eu acho ele cansativo. No livro menos, mas não o suficiente para me fazer gostar dele.

Em A sociedade do Anel eles vivem outro momento da Terra-Média e passam por lugares muito diferentes, então a comparação chega a ser injusta, mas em As duas torres a gente tem menos paisagens bonitas. Mas o que eu mais gostei nesse livro é que apesar de ter muita destruição, muita escuridão, as cenas que o Tolkien construiu são maravilhosas. O mais legal desses livros é que a Terra-Média é sempre muito viva, você sente ela em cada linha. Você se sente sufocado em Mordor, sente toda a imponencia de Isengard, o ar tenso durante as batalhas e ar úmido nas florestas. É incrível o quanto você realmente se transporta pra dentro desse mundo.

Alias, as cenas em Isengard… O que foi aquilo? Acho que foi uma das partes que eu mais gostei de ter lido. Tudo o que envolve os magos, a força deles, os planos e os confrontos… tudo foi muito melhor do que eu esperava.

Eu me emocionei muito nesse segundo volume e eu prevejo que não vai ser fácil sair inteira quando acabar o Retorno do rei. Eu quase, quase chorei em As duas torres e na minha vida toda, só um livro me fez chorar. Então eu realmente me envolvi demais com essa leitura.

Não tem como negar, essa trilogia é maravilhosa e esses livros estão entre as melhores leituras da vida.  E agora tá acabando e eu não quero que acabe. Só mais dois livros e chega ao fim essa viagem. O próximo post do projeto vai ser sobre o Retorno do rei, mas não sei dizer ainda quando ele vai aparecer por aqui.

Sei que esses posts são bem diferentes do que eu costumo escrever. Mas Senhor dos Anéis fez parte da minha adolescência, eu assisti todos os filmes a exaustão e aquela coisa que todo ano eu preciso parar algum momento e reassistir o filmes. Então não tem como falar sobre o livro sem falar sobre o filme, dessa vez não tem como não comparar.

assinatura

2 comentários sobre “Viagem à Terra-Média #5 O senhor dos anéis – As duas torres; J. R. R. Tolkien

Deixe um comentário

