E então eu assinei o TAG experiências literárias

No começo de Outubro eu fiz um post falando sobre alguns serviços de assinatura de livros infantis. E nesse mesmo post eu comentei que existe um clube de assinatura de livros para adultos também. Pois é, esse clube é o TAG – experiências literárias.

Eu nem lembro mais quando vi o TAG pela primeira vez, acho que foi no canal da Nathalia Mondo, mas não tenho certeza. Mas desde que eu fiquei sabendo que isso existia eu quis muito assinar.

Caso você não conheça, o TAG é um clube de leitura. Ele funciona como um serviço comum de assinatura, você paga um plano, que pode ser mensal ou trimestral (o plano trimestral não está mais disponível) e recebe na sua casa um livro. Até ai ok, nada demais certo? Errado, porque a ideia é muito mais legal do que isso.

O Esquema é o seguinte: todo mês a equipe do TAG escolhe um curador. Esse curador vai ser alguém relevante no cenário intelectual. Pode ser um jornalista, um filosofo, um cientista, um antropólogo… enfim, varia muito. Esse curador vai indicar um livro que ele considera importante e o associado vai receber uma dica do livro escolhido pelo curador. Então você vai receber um livro na sua casa que você não sabe exatamente qual é, pode ser a dica te ajude a descobrir o autor, ter uma ideia do livro, mas pode ser que você não saiba nada e fique curioso e ansioso esperando a sua caixinha chegar. Essa é a grande graça.

Não entendeu direito o esquema? Para o mês de Dezembro eles escolheram como curadora a neurocientista Suzana Herculano. Quando você entra no site do TAG, você encontra uma breve bio da curadora e a seguinte dica do livro que ela escolheu:

Lançado no início dos anos 90 por um dos grandes escritores latino-americanos da contemporaneidade, a obra traz uma série de contos curtos, rápidos e envolventes, em que o autor lida com o fantástico, com a paixão, o amor e a loucura, e o fio condutor entre as histórias é o povo latino-americano suas peregrinações em culturas diferentes.

Você já matou qual é o livro? Eu tenho suspeitas e estou bem curiosa! Mas vamos continuar. Ok, você gostou da ideia e resolveu assinar. E ai o que realmente chega na sua casa? Essa caixinha maravilhosa!

DSC05730ph

Você vai receber uma caixa toda decorada com desenhos de autores e com uma etiqueta muito belezinha, que eu não fotografei por motivos de tem meu endereço nela. Dentro da caixa o kit varia a cada mês, mas basicamente vem o livro (obviamente), que nessa primeira imagem ainda estava embalado, uma revista (que não apareceu nessa foto), um marcador de paginas personalizado (que também não apareceu nessa foto, mas calma logo eu mostro tudo) e um mimo.

O curador de novembro foi um filosofo e ele escolheu um livro que fala sobre a história do pensamento filosófico. Não é um livro de teoria, é um livro sobre como aprendemos com a filosofia. Então o mimo da vez foi esse conjunto de imãs uma citação e uma caricatura do Nietzsche.

Como foi o meu primeiro kit, eles enviaram também um folheto com informações básicas sobre como funciona a TAG e também duas cartinhas, uma me dando boas vindas e outra contando a história deles.

DSC05737Foto1

A revista que eles enviam traz informações sobre o curador, o escritor do livro escolhido e também algumas informações sobre a obra escolhida. Tem também um espaço do assinante e o curador e a dica do livro escolhido para o próximo mês.

DSC05733Foto1

A impressão que eu fiquei é que tudo é feito com muito carinho e muito cuidado. Eles pensam em cada detalhe. Tudo o que vem dentro do kit ajuda a complementar a sua experiência de leitura.

As fotos ficaram ruins, mas já deu pra ter uma ideia de como é o kit não é mesmo?

Já troquei alguns e-mails com a equipe da TAG e eles são muito atenciosos, muito simpáticos e muito rápidos. Não fica aquela impressão de que você está lidando com uma empresa, e tem que ser super formal e etc. Eles te tratam de uma maneira bem pessoal e mesmo nas cartas que recebi com o kit, fica aquela impressão que você está conversando diretamente com a pessoa e que é um colega seu.

O valor mensal é de 69,90 e já inclui o valor do frete. Não interessa se você é de São Paulo ou do Acre, vai pagar exatamente o mesmo valor. Considerando essa questão do frete, o capricho da caixa, marcador, revista e vários detalhes personalizados e o preço dos livros esse é um valor justo. É possível trocar ou suspender seu plano a qualquer momento.

O tipo de livro enviado varia muito a cada mês. Pode ser um calhamaço, um livro denso ou um livro fininho e mais divertido. No site do clube você encontra o seguinte:

As indicações que recebemos percorrem as seções da literatura clássica, passam pelas biografias, curvam nos livros de economia e seguem seu caminho pelos de psicologia, filosofia, pedagogia, poesia, e todos os cantos da literatura. De todos esses títulos, buscamos selecionar aquelas obras universais, que não tenham seu valor apenas àqueles que se interessam por sua temática. Entre os meses, procuramos balançar ficção com não-ficção, leitura rápida e fluida com leitura lenta e densa, livros volumosos com livros curtos, a fim de não saturar a experiência de leitura.

Caso você já tenha o livro ou não goste do que recebeu, é só entrar em contato com a equipe que eles enviam um outro título. Essas e outras informações você encontra aqui no FAQ do site deles.

Eu estou muito satisfeita e muito empolgada com o clube. Acho que é uma proposta muito divertida e que pode me trazer livros que eu até posso me interessar, mas não compraria. Quem sabe algum desses livros que vou receber acaba entrando pra lista de favoritos? É sempre bacana poder conhecer coisas diferentes.

Já deixei alguns links para o site do TAG espalhados pelo post, mas caso queira saber mais ou se associar ao clube é só clicar aqui.

13 comentários sobre “E então eu assinei o TAG experiências literárias

    1. Olá Matheus, tudo bem?
      Acho que você se confundiu no site. Quando vc entrar em se cadastrar, já aparece a opção de plano mensal selecionado. Mas esse campo é um menu. É só clicar na setinha ao lado e abrir a opção plano trimestral. Aí é só selecionar ela e concluir seu cadastro.
      Não esqueça de colocar o Literateca como referência no cadastro 😉
      Beijos

      Curtir

    1. Olá Nilton, vc pode entrsr em contato com a equipe da TAG para ter uma ideia de tempo de envio. Mas eles enviam geralmente na primeira semana do mês, dependendo de onde for sua cidade, muito em breve vc recebe seu primeiro kit 🙂

      Beijos

      Curtir

  1. Olá Na Calzado!

    Conheci seu blog por acaso e gostei muito. Estou pensando em assinar a TAG livros, porém, ando meio sem tempo, o trabalho e a Netflix tem tomado muito o meu tempo, mas pretendo voltar a ler como antigamente. Comecei a ler livros digitais, mas nada substitui o livro físico. Parabéns pelo Blog! Ganhou mais um leitor!

    Rossano Almeida

    Curtir

  2. É matéria ou é release? Seu post parece mais uma propaganda do que uma opinião independente. Até mesmo dúvidas dos assinantes você responde. Bom, eu não gostei da proposta. Acho que quem realmente gosta de livros pega esses 70 reais e vai num sebo, saindo de lá com a sacola cheia. E a surpresa é compensada por você mesmo olhando as estantes e trombando com alguma coisa que você não conhecia ou não imaginava. Sem curadoria. Clube do livro “gourmet”, é o que pareceu. Parabéns pelo blog, darei uma olhada nos outros posts.

    Curtir

Deixe um comentário

