Randômico#2 – Indicações de Outubro

Demorou um tanto, mas finalmente chegou a hora de fazer o post com indicações de coisas bacanas que eu vi pela internet no mês de Outubro. Acho que algumas coisas que eu vou colocar aqui vai ser chover no molhado, mas vamos lá.

#1 Algumas reflexões sobre como falamos de literatura

Existem alguns formatos de posts que são muito frequentes na internet e que geralmente fazem muito sucesso, e óbvio que de vez em quando a literatura é tema desses posts. Alguns desses formatos me incomodam demais e eu ainda quero falar mais sobre isso aqui no blog, então não vou entrar em detalhes ainda, mas a Camila von Holdefer só pra variar, escreveu um post incrível no Blog da Editora Carambaia sobre essas listas de livros que quase ninguém consegue ler. São listas que acabam gerando um monte de barreiras, superestimando alguns livros e subestimando muitos possíveis leitores, já pensou sobre isso? Pois é, isso sempre me incomodou demais e a Camila falou lindamente sobre isso.

Leia o texto da Camila aqui

#2 Curiosidades sobre a trilogia O Senhor dos Anéis (filmes)

Aqui acho que eu vou chover no molhado, maas para aproveitar o clima do Projeto Viagem à Terra-média vou deixar o link para o vídeo do Canal Nostalgia com 11 curiosidades sobre O Senhor dos Anéis.

Assista o vídeo aqui

#3 Desconstruindo a obesidade

Acho que uma das coisas mais legais da leitura é quando um livro faz a gente discutir algum tema. Depois de ler o livro Grande Irmão da Lionel Shriver (já falei desse livro aqui no blog) a Olívia do blog e canal Biblioconto fez um vídeo excelente sobre obesidade.Alias, o canal da Olívia é sensacional e sempre tem discussões muito bacanas. Muitas vezes ela fala coisas que eu também penso e que também me incomodam.

Assista o vídeo aqui

#4 Uma lista muito mais completa

Lembra do post que eu fiz com uma lista de livros que tratam de feminismo e que eu já tinha falado aqui no blog? Se você não lembra, então clica aqui. A Francine do blog e canal Livro&Café fez uma lista infinitamente mais completa que a minha com 25 livros essenciais sobre feminismo. E olha só ela lembrou de outro livro que tem aqui no blog e eu bem esperta esqueci, o maravilhoso Americanah

Leia o post da Fran aqui

(lembrando que a Fran o projeto #LendoOrlando está na reta final e segunda-feira já tem post aqui no blog com o que eu achei do livro)

#5 Lady’s Comics – Mulheres nos quadrinhos

Um dos meus canais preferidos sobre quadrinhos, o Clube do Quadrinho, fez um bate papo com as meninas do Lady’s Comics. Eu não conhecia o Lady’s e adorei a ideia. A ideia do Lady’s é falar sobre as mulheres nos quadrinhos. E logo no começo uma das fundadoras foi a Lu Cafaggi (Lembra dela? Ela é irmã do Vitor Cafaggi e eles fizeram o Graphic MSP da turma da Mônica e o fofissímo Valente)

Assista o vídeo aqui e saiba mais sobre o Lady’s

#6 Uma introdução a um dos melhores quadrinhos de todos os tempos

Já repararam que algumas obras são consideradas tão geniais e tão incríveis que ninguém fala sobre elas? Já é tão consolidado que aquilo é bom, que não tem porque explicar o porque aquilo é bom. Esse é o caso de Sandman, obra prima do Neil Gaiman. Eu morria de curiosidade e queria muito conhecer Sandman, mas ninguém me falava ao certo nem o que era a história e muito menos por onde começar. Esse mês eu pedi indicações numa Gibiteria ótima de Rio Claro e comecei a ler Sandman pelo Noites sem fim, que foi realmente um ótimo começo. Agora já li mais um algumas coisas, maas queria deixar aqui um vídeo do Canal Omelete com uma introdução a Sandman. Se você é perdido que nem eu, fique sabendo um pouco mais sobre esse universo aqui.

Assista aqui

#7 Mostra de Cinema de São Paulo

Por último mas não menos importante são os posts da Laís Pragana, do blog Outros anos de solidão, sobre a mostra de cinema em São Paulo. Ela fez vários snaps muito bons sobre os filmes, mas também deixou tudo registrado lá no blog.
Então se você quiser saber o que rolou, o que ela assistiu e o que ela achou dos filmes, clique aqui

O randômico volta no começo de Dezembro com mais coisas bacanas e aleatórias da internet!

Deixe um comentário

