Toda a magia da infância – Mary Poppins – Pamela L. Travers

Já até mudou o mês, acabei demorando muito para trazer esse post, mas finalmente chegou a hora de falar de Mary Poppins. Li esse livro na semana do dia das crianças, até comentei isso no post sobre livros infantis que você pode receber pelo correio, e foi uma leitura bem gostosa.

O livro foi o meu primeiro contato com a Mary Poppins. Na verdade eu tinha uma preguiça dessa história, toda a ideia da magia, o musical e tudo mais me dava muita preguiça mesmo. Acho que são tantos filmes da Disney que seguem essa estrutura que chega uma hora que você satura. No meu coração só tem espaço para as animações que geralmente são muito lindas . Mas vamos deixar essa história de lado e focar no livro.

post_marypoppins02

Acho que todos já conhecem minimamente a história não é? Caso você seja assim meio perdido no mundo, tipo eu, vou contextualizar. Em Londres, no número 17 da rua  Cherry Tree Lane, morava a família Banks constituída pelo senhor e a senhora Banks e seus quatro filhos, Jane, Michael e os gêmeos que ainda são babys, John e Barbara. Como os pais eram muito ocupados, as crianças ficavam assim meio perdidas dependendo dos cuidados dos criados da casa, até que um belo dia o vento leste trouxe de presente pra eles a Mary Poppins, que passa a ser a babá/governanta da casa. E desde que ela chega na casa algumas coisas meio malucas começam a acontecer na rotina das crianças.

mary_topo

Agora vamos a minha experiência com esse livro. O livro é divido em 12 capítulos que são relativamente independentes. Não existe uma sequência bem definida, são praticamente contos. Em cada capítulo vamos conhecer alguma aventura mágica que as crianças viveram junto com a babá. Quando a Mary Poppins chega na casa da família Banks, ela logo começa a reorganizar a rotina da casa. E mais do que isso, ela inclui demais as crianças na rotina dela.

14122693

Se você olhar de modo bem superficial você pode ficar com a impressão de que a Mary Poppins é até meio estupida com as crianças. Mas mesmo assim os 4 nutrem um carinho enorme por ela. Particularmente eu fiquei com a impressão que essas crianças eram bem carentes, como o pai trabalha muito e a mãe ocupada administrando a casa, as crianças ficam meio a deriva e a companhia da Mary Poppins, sair com ela pra fazer compras pela cidade, tomar chá na casa do tio da babá e outras atividades que eles fazem, faz com que as crianças sem sintam muito acolhidas e queridas. E também acho que na verdade esse jeito mais seco da Mary P. é uma maneira de limitar a relação deles. Ela não tem a pretensão de substituir a mãe das crianças, ela é uma figura importante sim, mas não é parte da família.

Como eu falei, as crianças vivem alguns eventos fantásticos junto com a babá. Em cada capítulo eles vão conhecer personagens um tanto quanto surreais. Por exemplo, logo no começo do livro eles vão visitar um tio da Mary Poppins e quando chegam lá a mesa, as louças, tudo está voando e eles tomam o café no teto. Mas quando saem da casa eles comentam sobre isso com a Mary Poppins e ela diz que isso não aconteceu, que eles imaginaram tudo. E isso se repete em todos os capítulos, a babá parece nunca lembrar ou perceber que algo fora do comum aconteceu. Acho que a magia toda que as crianças vivem com a babá pode ser magia mesmo, pode ser que a babá seja uma criaturinha diferente, mas também pode ser imaginação das crianças por estarem numa rotina tão diferente das que eles costumavam ter e por ter tanta admiração pela babá. Nunca saberemos, o livro deixa essa parte da magia bem em aberto.

20140517113038464646a

De modo geral eu gostei bastante do livro. Foi uma leitura bem instável, alguns capítulos eu ficava apaixonada e logo depois lia algum capítulo que eu me sentia indiferente ou simplesmente achava meio sem sal. É um livro que é gostoso de ler em qualquer idade. Acho que nos adultos ele consegue despertar um sentimento de que ainda existe muita magia no mundo sim, que ainda conseguimos sentir toda a força da imaginação. Eu li esse livro logo depois de Laranja Mecânica, então deu uma purificada nos sentimentos.

Foi uma surpresa muito boa esse livro. Não vou negar que o que mais me cativou no primeiro momento foi o livro como objeto. Eu achei essa edição muito linda. Eu adorei a capa, super delicada, e adorei a lombada do livro. Caso você não tenha visto, esse livro tem a lombada exposta. Ou seja, a gente consegue ver as linhas que costuram o livro e também as páginas. Esse tipo de lombada é ótimo porque você consegue abrir o livro 180º sem estragar. As folhas são de um papel diferente também, não entendo de papel, mas aqui no livro diz que é Yu Long Pure e é um papel mais grosso e bem gostoso de manusear, leve, confortável e bem cheiroso (sou dessas viciadas em cheiro de livro).

As ilustrações são muito lindas também e reforçam a magia da história. Alias vou deixar aqui um vídeo da Cosac em que eles falam um pouco sobre as ilustrações. O Ronaldo Fraga desenhou as ilustrações e mandou os desenhos para uma bordadeira. Depois de prontos, os tecidos bordados foram fotografados e tratados para dar a impressão que as páginas foram bordadas. Esse efeito combinado com essa aparência meio rustica da lombada exposta dão um toque ainda mais lindo para o livro.

O livro foi publicado pela Cosac Naify e são 190 páginas de muita magia e diversão.

5 comentários sobre “Toda a magia da infância – Mary Poppins – Pamela L. Travers

  1. Sou uma apaixonada por Mary Poppins, aliás todos aqui em casa somos. Já havíamos visto do filme e no natal passado comprei uma edição ilustrada do Clube de Leitores que estava super linda. Amei. Assim que agora já tenho toda a coleção, o filme, o filme sobre o filme (buscando a Mr. Banks – acho que no Brasil o nome é assim, não sei) e o livro. Muito lindo o teu blog. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

