Vai ter feminismo no Enem sim e tem muito feminismo na literatura também.

Estamos no final de Outubro e nessa época começa a maratona de provas de vestibular e a prova inicial foi o Enem, nesse ultimo final de semana (24 e 25/10).

Tenho muitas criticas sobre o método de avaliação e seleção dos candidatos para as universidades públicas, muitas outras críticas sobre o ensino nas universidades públicas (até por estudar em uma universidade estadual), mas o que eu queria falar hoje é que ontem milhões de alunos fizeram o Enem e na redação de ontem o tema foi “A  persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

Muitas pessoas ignoram a violência contra a mulher, a coisa já é tão enraizada que é natural para muitas pessoas. Mas ontem milhões de alunos se viram obrigados a refletir sobre o assunto. Quando se escreve uma dissertação, que é o modelo de redação cobrado nessas provas, você precisa embasar seus argumentos. Além disso, eles leram textos de apoio selecionados, com dados sobre a violência contra a mulher e outras informações que podem ajudar os alunos a construir melhor seus argumentos. Não há duvidas sobre a importância desse tema e dessas discussões.

Mas como o blog é sobre livros, queria lembrar que aqui no Literateca já falamos sim sobre livros que tratam do feminismo e sobre a exclusão da mulher na sociedade. Vou deixar aqui 4 posts em que tratamos sobre feminismo aqui no blog. E se você quiser ler mais sobre feminismo na literatura, deixo aqui a indicação do Fórum Bastardas, que é um clube de leitura virtual onde se discutem livros com enfoque feminista. Tem blog das Bastardas também. E para ressaltar a literatura feita por mulheres, em várias cidades do Brasil existe o Leia Mulheres, que é um clube de leitura presencial. O Leia Mulheres tem site também, e lá você pode ver onde é o clube mais próximo e qual o livro do mês.

#1 Sejamos todos feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

Ensaio curtinho baseado em uma palestra do TED em que a Chimamanda conta sobre como ela se descobriu feminista e o que ela entende do feminismo e porque considera esse movimento importante.

Leia o post aqui

#2 Um teto todo seu – Virginia Woolf 

Mais um livro de ensaios. Nesse livro Virginia faz uma reflexão sobre por que encontramos poucos livros escritos por mulheres e por que demorou tanto para surgirem escritoras. Ela fala sobre o papel da mulher na sociedade, sobre o quanto as mulheres foram privadas de educação, contato com a arte e o quanto todas as conquistas femininas são mais lentas. Apesar de ter um foco um pouco mais literário, a discussão vai muito além dos livros.

Leia o post aqui

#3 Frida, a Biografia – Hayden Herrera 

Frida Kahlo é um dos grandes ícones de mulheres fortes do século XX. É um tanto difícil explicar toda a força e tudo o que ela representa. Aos 18 anos ela sofreu um acidente muito grave em um bonde e seu corpo ficou bem destruído quando uma barra de metal atravessa as costas dela, passando pela pélvis e saindo pela vagina. Depois desse acidente Frida ficou com a coluna praticamente destruída e gravidez era sinônimo de alto risco de vida  Através de seus quadros, Frida expõe não só os próprios sentimentos, mas mostra muito sobre os sentimentos de milhares de mulheres no mundo.

Leia o post aqui

#4 E por fim mas não menos importante, um texto que escrevi lá no inicio do blog sobre uma pesquisa realizada na UnB com dados sobre o perfil dos escritores brasileiros e também o perfil dos personagens da literatura nacional. Mais um texto sobre a exclusão das mulheres na literatura (e não só das mulheres).

Leia o post aqui

Esse foi um post extra, curtinho com alguns links do que já rolou aqui no blog e com algumas indicações além do Literateca, só porque não podia deixar passar em branco esse tema do Enem.

Anúncios

Um comentário sobre “Vai ter feminismo no Enem sim e tem muito feminismo na literatura também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s