Sobre o nosso espaço na internet: porque esse blog existe e qual a grande graça dos blogs (não só literários)

Já tinha um tempo que eu queria falar sobre esse assunto por aqui, mas as vezes eu quero falar tantas coisas que eu acabo me perdendo nas minhas ideias. Mas depois de uma conversa com a Olivia, do Blog e Canal Biblioconto, pelo snapchat me deu uma coceirinha a mais e resolvi falar sobre esse assunto aqui no blog.

Desde que eu criei o Literateca algumas pessoas já conversaram comigo sobre o blog. De vez em quando algum amigo vem me falar que leu os posts, ou que foi atrás de algum livro por causa de alguma coisa que eu falei por aqui, ou vem tirar duvidas sobre o que eu acho do Kindle e etc. Mas uma coisa que é até comum eu ouvir é comentário do tipo “eu vejo que você postou, mas não conheço o livro então não fui ver o que você escreveu”.

O que me motivou a criar o Literateca é que ano passado quando eu comecei a conhecer mais blogs e canais literários eu fiquei muito empolgada. A grande graça desses blogs e canais era que eu descobria muitos livros diferentes, mas também eu comecei a ver o que cada pessoa busca em um livro. Cada pessoa gosta de ler por uma razão muito unica. O que te faz gostar de uma leitura, o modo como você interpreta um livro, tudo depende muito da sua bagagem. Todas as nossas experiências, os nossos sentimentos e a nossa visão de mundo vai alterar muito o modo como a gente se envolve com um livro. E pra mim a grande graça de um blog ou um canal sobre livros, é que você, além de conhecer livros diferentes do que você costuma ler, você conhece muito sobre aquela pessoa que está ali falando sobre o livro, sem que ela diga nada sobre a vida dela em si. Deu para entender o que eu quis dizer?

Quando eu falo aqui no blog sobre um livro e a minha experiência de leitura, eu não busco apenas pessoas que já leram esse livro. Eu quero compartilhar minha experiência com todo mundo. Mesmo que você não tenha a menor intenção de conhecer aquela estória. Independente de um livro ser bom ou ruim, se eu falo sobre ele aqui é porque eu acho que é uma experiência que vale a pena ser compartilhada. O que eu busco com o blog é abrir espaço para um diálogo que eu não tenho normalmente.  No meu circulo de amizades eu basicamente tenho um amigo com quem eu consigo ter conversas realmente bacanas sobre livros, e infelizmente eu nem tenho mais tanto contato com ele quanto eu gostaria.

Eu acho que a grande graça de você ter um espaço na internet, seja ele um canal no youtube ou um blog, é poder se expressar e se comunicar com pessoas que não fazem parte do seu cotidiano, pessoas que você só conhece graças a essa conexão que a internet oferece.

Uma coisa que tem me incomodado bastante nesse universo de blogs e canais é que eu acho que muita gente busca esses meios de comunicação com a intenção errada. Eu acho que hoje em dia, principalmente com o sucesso de alguns canais, as pessoas buscam fama na internet ou fica esperando algum tipo de recompensa.

Antigamente, lá em 2004, as pessoas tinham blog para se expressar e compartilhar coisas do cotidiano, falar sobre quem elas eram e o que gostavam. Hoje em dia a impressão que eu tenho é que as pessoas criam canais/blogs esperando que as editoras mandem livros de graça, ou que alguma marca mande um produto x para você experimentar e fazer propaganda no seu blog, ou que você seja reconhecido na rua e vire uma nova celebridade da internet ou que te traga algum retorno financeiro.

Eu sinto que existe cada vez menos esse caráter pessoal nos blogs, que as pessoas ficam muito focadas em agradar demais e conseguir algum benefício com isso, e nessa a gente perde oportunidades incríveis de conhecer novas pessoas e trocar experiências. A internet podia ser um meio de realmente nos conectar com outras pessoas, nos fazer conhecer novas visões de mundo e enriquecer muito a nossa vida e principalmente um meio de dialogar com muitas pessoas, mas acho que todo esse universo é cada vez mais superficial e virou uma eterna troca de likes. Quem nunca recebeu aquele comentário “lindo” de “Olá acabei de criar um blog/canal, retribua minha visita, passe por lá e não esqueça de deixar um gostei/comentário”.  Todo mundo só quer saber de números, estatísticas de visualizações e trocas de likes, mas deixa de lado a parte mais divertida, as trocas pessoais. Lógico que ainda existem muitas pessoas abertas ao diálogo, só acho que já não é mais tão comum quanto antes.

Eu realmente sinto falta dos blogs mais pessoais e descontraídos que nem eram antigamente e sempre fico muito feliz quando o Literateca serve como um canal para eu conhecer novas pessoas e ter conversas muito divertidas, seja por e-mail ou em comentários pelas redes sociais.

Lógico que tudo o que eu falei aqui se aplica para blogs/canais que falam sobre qualquer assunto, e não só sobre o mundo dos livros aqui na internet.

Mas e você o que você busca quando lê um blog ou acompanha um canal do youtube e o que você realmente acha divertido nas redes sociais em geral?

10 comentários sobre “Sobre o nosso espaço na internet: porque esse blog existe e qual a grande graça dos blogs (não só literários)

  1. Adorei sua postagem. Não vejo nada contra a profissionalização de blogs (poder ganhar dinheiro com isso ou parcerias), o problema é quando se perde a autenticidade e tudo acaba se tornando ‘bom’, só para estimular as vendas. O diálogo com leitor é delicioso, embora seja meio difícil conseguir interação: às vezes, dá a impressão de que existem mais blogs do que leitores.
    Abraços! Ah, e vi que você resenhou Bonsai. Estou louco para ler os outros livros do Zambra.

    Curtir

    1. Pois é, tenho a mesma impressão que tem mais gente escrevendo do que leitores. Também não vejo problema com a profissionalização dos blogs, o problema, na minha opinião, é quando não se preocupa mais com a troca com o leitor do blog e sim com o retorno financeiro e brindes que marcas e editoras enviam. Acho que perde um tanto do sentido.

      Já li os 3 primeiros livros do Zambra publicados aqui no Brasil e gostei bastante, principalmente do livro Formas de voltar para casa. A escrita do Zambra é uma delícia né?

      Beijos

      Curtir

  2. Oi, tudo bem? Então, eu sempre busco conhecer mais livros com quem tem um gosto literário parecido com o meu. Gostei muito do que você disse, sobre a leitura de mundo através da interpretação de um livro. No decorrer do tempo amadureci como leitora porque adquiri experiências, descobri quais gêneros me interessam mais e sempre refletir sobre uma leitura antes de começar a ler outro livro. Quis dividir minhas opiniões e criei um blog, com a intenção de ter um diálogo mesmo, sabe? Abs e boas leituras! =]

    Curtir

    1. É muito mais gostoso quando a gente consegue digerir bem o livro e mais ainda quando a gente pode dividir um pouquinho dessa experiência. Eu adoro postar aqui no blog, parece que as minhas leituras são bem mais intensas. Também gosto muito de ver outras pessoas falando sobre livros, que eu conheço ou não. Acho interessante como um mesmo livro causa tantas ideias e sentimentos diferentes.
      Qual que é o seu blog Fabi?

      Beijos

      Curtir

  3. Oi, Natalia! Muito legal essa discussão. Na verdade o que vem me incomodando é a sensação de que os blogs estão sendo cada vez menos lidos (isso por pessoas que gostam de ler). Acho que hoje em dia só quem lê blog é quem tem um blog também. As pessoas estão preferindo ver os canais do you tube mesmo pois a interação é mais imediata. =) Beijinho!!!

    Curtir

    1. Também tenho a mesma impressão Lua! Acho que por isso que as discussões são cada vez menos frequentes, tem muita gente que só quer se auto promover em vez de trocar idéias. Lógico que estou generalizando muito, mas acho quebos blogs tão perdendo força

      Curtir

  4. Seu texto tem muita verdade eu mesmo ja notei que muitos blogs que eu acompanho desde o início perderam sua essência, porque ficaram muito comerciais, tentam vender marcas como se fossem uma indicação quando na verdade estão pensando no retorno financeiro de certas marcas instimulando o nosso consumo.

    Curtir

Deixe um comentário

