Viagem à Terra-Média #4 O senhor dos anéis – A sociedade do Anel; J. R. R. Tolkien

E depois de semanas de abandono desse projeto, olha só quem voltou! Na verdade o projeto não está abandonado. Na metade de Setembro eu terminei de ler A Sociedade do Anel e essa semana vou começar a ler As duas Torres. Tenho um pequeno problema em ler séries, eu sempre faço um intervalo entre as leituras para não ter risco de enjoar. Ainda mais que passei um mês (exatamente um mês) lendo A Sociedade do Anel.

Acho que já comentei aqui, mas eu tinha um certo medo de ler Tolkien. Na época que eu estava no colegial e assisti os filmes eu fiquei curiosa para ler os livros, mas sempre me falavam que era difícil, que tinham muitos nomes, que era muito detalhado, cheio de descrições maçantes. Tudo isso foi me desestimulando. Eu já não era uma pessoa acostumada a ler, e livros cheios de detalhes me cansavam muito. Sinceramente eu acho que a Natália de 2004 teria abandonado os livros ou pelo menos não teria gostado muito não.
Acho que me dei bem com a leitura dessa vez porque eu já assisti infinitamente aos filmes e também comecei a ler Tolkien pelo O Hobbit. Isso fez muita diferença! Eu já estava familiarizada com vários personagens, já tinha começado a entrar de verdade na Terra-Média e já tinha me acostumado um pouco com a escrita do Tolkien. Tudo bem, O Hobbit é muito mais simples e até mais infantil, mas mesmo assim já da pra saber mais ou menos o que te espera em O Senhor dos Anéis.

Agora que eu terminei o livro vou rebater algumas coisas que me falaram por tanto tempo. Primeiro eu não achei a leitura complicada. Pelo menos a edição traduzida tem um ritmo gostoso e bem fluido. Não tanto quando O Hobbit, mas não tem como comparar muito as duas histórias, como já falei O Hobbit tem outra proposta.

Também não achei que era descritivo a ponto de ser cansativo. O universo da Terra-Média, com todas as paisagens e criaturas que vivem por ali, é muito único.É normal ele descrever muito porque estamos conhecendo um mundo novo. Além disso os detalhes te puxam para esse mundo e fazem você conseguir sentir cada cheiro e textura. Parece que você vive a aventura junto com a comitiva do anel. Eu fiquei assustada junto com eles, tive medo de cada curva, fiquei nervosa com algumas escolhas erradas que eles tomaram… enfim, eu me envolvi demais. Foi uma experiência muito diferente da que eu tive com as Crônicas de Gelo e Fogo, por exemplo. Nos livros do George Martin eu acho que da pra tirar facilmente de 200 a 300 páginas dos livros. Sei que muita gente vai me odiar por falar isso, mas foi o que eu achei, não me dei bem com a escrita do autor. Mas pelo menos nesse primeiro volume de O Senhor dos anéis eu achei que cada detalhe enriqueceu demais a história e deixou tudo mais vivo e interessante.

Também não achei que são tantos nomes assim, mas como já falei, pra mim foi mais fácil por já estar acostumada com vários personagens por causa dos filmes e também por causa do livro do Hobbit. Ter todo esse contato com a Terra-Média antes de começar o livro fez a minha experiência de leitura ser muito mais intensa,

Outra coisa que eu não teria feito lá em 2004, e que deixou a leitura muito mais divertida foi acompanhar no mapa onde exatamente os personagens estavam. isso ajudou a ter uma ideia muito mais real do esforço deles, do quanto era realmente difícil e cansativa a viagem e também ajuda a imaginar melhor todo o relevo e toda a situação deles.

E ler o livro me fez gostar muito mais dos filmes. Tudo bem, tem muita coisa que não aparece, os personagens no livro são mais velhos e blablabla… Mas mesmo assim, eu achei que a adaptação ficou fantástica! Com certeza toda a essência da Terra-Média, a beleza das paisagens e a força dos personagens estão muito bem retratadas ali. Acho que tudo o que acontece de mais importante realmente aparece no filme.

Senhor dos Anéis é um bom exemplo do porque não me incomodo com spoilers. Saber o que vai acontecer com eles não me incomoda em nada. Na verdade eu fico mais curiosa para saber como o Tolkien escreveu uma determinada cena. Quando eu leio eu gosto muito mais de saber como as coisas acontecem do que descobrir o que acontece. Por isso que comigo os spoilers funcionam bem e me animam a continuar leituras que estão mais lentas.

Eu amei esse primeiro livro. Com certeza está na lista de favoritos da vida. Adorei conhecer vários personagens que ficaram de fora dos filmes e me envolvi muito mais com os personagens e com a jornada deles. Estou bem empolgada com o segundo livro, mas sei que agora a leitura vai ficar mais sofrida porque o inimigo fica cada vez mais forte. Pretendo ler As Duas Torres agora em Outubro, então os diários de leitura vão aparecer por aqui de novo.

Esse post ficou um pouco diferente do que eu costumo fazer, não fiquei contando detalhes da história porque acho que todo mundo já conhece não é mesmo? Além disso eu já discuti nos diários de leituras o que eu estava achando de algumas passagens do livro. A minha ideia era falar um pouco sobre o como eu mudei o meu ponto de vista e me apaixonei ainda mais pela Terra-Média.

A principio a ideia era ler O senhor dos anéis e o Silmarillion, mas não tem jeito, já baixei outros livros no Kindle e vou estender o projeto. Um dos livros que eu quero muito ler é As aventuras de Tom Bombadill. Eu amei toda a passagem pela Floresta Velha e fiquei muito curiosa sobre as histórias do Tom, que aparece como um personagem imune ao poder do Um Anel e por tudo sobre ele ser tão vago.

Enfim, a jornada está só começando, ainda tem muita coisa sobre a Terra-Média para conhecer.
A Sociedade do Anel  tem 434 páginas e foi publicado pela Martins Fontes e isso é amor em forma de livro.

4 comentários sobre “Viagem à Terra-Média #4 O senhor dos anéis – A sociedade do Anel; J. R. R. Tolkien

Deixe um comentário

