Projeto Viagem à Terra-Média #2 Diário de leitura: A sociedade do anel – Início

Follow my blog with Bloglovin


Se você nunca leu esse livro pode ler sem medo porque só vou falar da minha experiência de leitura.

Comecei a ler A Sociedade do anel no final da semana passada e por enquanto ainda estou na página 115 (ou seja, li os primeiros 5 capítulos), mas estou completamente apaixonada!

Não lembro se já falei isso aqui no blog, mas Tolkien é um autor que sempre me intimidou. Por algum motivo x eu coloquei na minha cabeça que a leitura desses livros ia ser muito dificil, com milhares de nomes complicados e confusos, com uma densidade absurda. Achava que ia ser uma leitura muito travada.
Nunca me enganei tanto! É uma delicia ler esse livro, não da vontade de soltar.

Eu sou apaixonada pelos filmes, já assisti milhares de vezes e to amando conhecer a historia com mais detalhes. Obviamente no livro as coisas fazem muito mais sentido né? Eu sempre achei o filme da sociedade do anel muito atropelado, não conseguia gostar muito. Mas o livro ta maravilhoso e eu mal comecei.

A leitura é  muito leve e muito fluida. Até comentei no meu Twitter pessoal que a escrita do Tolkien é tão incrivel que eu realmente me sinto transportada pra Terra-Média. É como se tudo em volta de mim se desligasse e eu fosse sugada para esse universo mágico.

A aventura nem começou de fato e eu já to emocionada com a relação de amizade e companheirismo entre os Hobbits. Alias, nos filmes do senhor dos aneis o Frodo, Bilbo e o Sam sempre me irritavam um pouco, mas no livro eu acho eles incríveis. Na verdade já tinha me apegado ao Bilbo quando li O Hobbit.  Não gosto muito de ficar comparando livro com a adaptação pro cinema porque nenhuma adaptação fica perfeita, mas  como eu assisto esses filmes há uns 10 anos e só agora estou entrando em contato com o livro, na minha cabeça ja existe uma imagem muito consolidada de alguns personagens. No filme eu acho os Hobbits muito bobinhos. Parece que eles são frageis e atrapalhados demais, mas no livro eles são muito mais fortes.

Estou bem ansiosa para saber como a historia vai se desenvolver no livro, mas ao mesmo tempo eu to com dó de pegar o livro pra ler e ele acabar muito rápido. Eu que nunca fui disso estou aqui, economizando livro.

Tem um outro detalhe, bem bobinho, que eu já tinha adorado no Hobbit e apareceu de novo no senhor dos anéis.
Eu li O Hobbit em Maio desse ano, e se não me engano, no livro Bilbo parte para sua aventura exatamente no mês de Maio.  Em A Sociedade do anel, a data que marca o inicio da aventura é o aniversário do Bilbo e Frodo que é no dia 22 de Setembro. Tanto Bilbo quanto Frodo começaram suas aventuras com a mesma idade, 50 anos.
Adoro esses detalhes de datas, adoro  começar a ler o livro mais ou menos na mesma data que a aventura começa para eles (to um mês adiantada com o Senhor dos Anéis, mas funciona mesmo assim) e o mais futil de todos, agora sempre vou pensar que Bilbo e Frodo fazem aniversario poucos dias antes de mim. É idiota? Talvez, mas vou lembrar mesmo assim.

Não quis falar muita coisa por enquanto, mas em breve volto com mais detalhes sobre esse livro!

4 comentários sobre “Projeto Viagem à Terra-Média #2 Diário de leitura: A sociedade do anel – Início

  1. Oi! Tolkien é meu escritor favorito desde meus 14 anos, mais ou menos – tanto que fiz minha primeira tatuagem e primeiro post na minha coluna “Motivos para ler (e amar)” em homenagem a ele.
    Li “O Senhor dos Anéis” umas 5 vezes já e cheguei a fazer um glossário com todos os nomes, raças, lugares e datas nos três livros, além de O Silmarillion. Fico tão feliz que o Professor ainda atraia novos leitores como tu, que não se intimidam com as descrições detalhistas; acho que elas servem para nos dar a sensação de estarmos lá, dentro da Terra-média, viajando com a Comitiva ou lutando ao lado dos Noldor ou anões. Enfim, fico feliz que esteja gostando!!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    Curtir

    1. Adorei esse glossário que você construiu. Queria muito conseguir fazer um parecido, mas é complicado logo na primeira leitura.
      To adorando o livro, me arrependo um pouco por não ter lido antes, mas por outro lado é bem gostoso ler com o olhar que eu tenho hoje em dia.
      Acabei hoje a primeira parte da sociedade do anel e já quero começar do zero de novo. Fico apaixonada por cada trecho, cada detalhe da história, é maravilhoso.
      Achei lindo como você falou sobre a obra do Tolkien, quero ler seu post, fiquei curiosa. E também fico sempre pensando em quantas coisas legais da para tatuar baseado nesse universo lindo que é a Terra-Média.
      Obrigada pelo comentário, é muito gostoso poder dividir a leitura com mais alguém 😀

      Beijos

      Curtir

Deixe um comentário

