O aconchego dos livros nos dias frios

É só esfriar mais um pouco que muitos já começam a desejar uma cama ou um sofá com um edredom gostoso, uma bebida quente (ou que te esquente porque é alcoólico) e um livro. Tem até a musica que todo mundo já postou em algum momento da vida em um dia de inverno “um dia frio um bom lugar pra ler um livro…”.

No calor é mais difícil ficar em casa sentado lendo. A gente começa a derreter e da mais vontade de sair pra tomar cerveja, um sorvete ou que seja um suco e de preferencia em algum lugar com ar condicionado. E o calor também parece trazer uma certa obrigação de ser mais feliz, e as pessoas ficam mais animadas pra sair e mostrar o quanto aproveita a vida. No frio essa “obrigação” diminui muito, e a unica coisa que a gente quer é ficar quentinho em algum lugar aconchegante.

Acho que o frio favorece a leitura não só porque temos mais vontade de ficar em casa embaixo da coberta, mas porque os livros aumentam a nossa sensação de aconchego. E não estou falando daquele velho clichê de que os livros transportam a gente pra outro lugar, pra mim o verdadeiro sentimento de aconchego e bem-estar que a gente tem com a leitura é um pouco menos superficial.

O tempo que você dedica a leitura é um tempo só seu, um tempo que você pode ficar fechado no seu casulo. E nesse tempo a gente busca livros que vão refletir nossos sentimentos e os nossos desejos. Nos livros a gente tem a oportunidade de viver uma realidade diferente da nossa, essa realidade pode ser em westeros, na terra média ou só em um país ou cidade diferente da sua. Nos livros encontramos pessoas que vivem experiências tão diferentes das nossas e e com a leitura temos a sensação de que vivemos sim aquelas experiências e sempre acabamos aprendendo com os erros e acertos dos personagens. Outros livros podem trazer personagens que tem uma visão de mundo parecida com a sua, que questionam as mesmas coisas que você, que tem sentimentos parecidos, e ai você se reconhece naquele personagem e acaba aprendendo com ele a lidar com as situações de uma maneira diferente ou pelo menos diminui aquela sensação de que talvez você não se encaixe direito em algum espaço. Os livros podem ajudar você a se entender melhor.

Pra mim o aconchego dos livros vem da sensação de que encontramos um lugar muito nosso, ou ver não somos os únicos com certas manias, com duvidas, inseguranças ou qualquer outro sentimento que você encontre em um personagem. Os livros podem ajudar a gente a traduzir alguns pensamentos que ficam perdidos na nossa cabeça e quando isso acontece, quando a gente se identifica com um personagem, vem essa sensação de bem-estar e a gente começa a se divertir por fazer parte daquele mundo.

Acho que os dias frios tem esse ar mais introspectivo, a gente vê mais graça no silêncio. A gente gosta de ficar quietinho e refletir mais sobre algumas coisas e por isso que é tão gostoso ler no inverno. Estamos mais abertos a essa experiencia de se encontrar dentro de um universo diferente do nosso, ou mais abertos pra explorar melhor o que faz parte do nosso universo e é por isso a leitura se torna mais prazerosa nos dias frios.

Anúncios

Um comentário sobre “O aconchego dos livros nos dias frios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s