#1 Diário de Leitura – O Sol é Para Todos – Harper Lee

Já tem quase uma semana que o projeto #LendoHarperLee começou e hoje é dia de iniciar os posts com o diário de leitura do livro. Se você está perdido no mundo leia esse post em que eu explico a ideia. Ainda dá tempo de começar a participar porque a leitura é muito fluida.

Nesse primeiro post vou falar sobre o que acontece no livro até a página 112, vou me esforçar ao máximo para não dar milhares de spoliers, mas o post é recomendado pra quem já leu o livro, pelo menos até essa parte ok?

Segundo fontes confiáveis, vulgo Skoob, a página 112 representa 31% do livro. Mesmo não sendo nem metade já tem MUITA coisa pra comentar aqui.

A cidade de Maycomb no Alabama nos é apresentada por uma menininha de 6 anosIMG_20150709_222111
chamada Scout. Já adianto que eu estou morrendo de amores por ela. A Scout é do tipo que não leva desaforo pra casa, extremamente sincera e até meio intrometida. Ela é a filha mais nova do Atticus e o irmão dela, Jem, é 4 anos mais velho. Não vou entrar em detalhes do enredo. O que me chamou atenção por enquanto foi:

– Apesar do livro se passar na década de 1930, ainda sentimos muito forte a influência da guerra da secessão. Por exemplo, quando a Scout começa a escola e a professora dela diz ser de um condado do norte do Alabama, que se separou do resto do estado quando o Alabama se separou dos estados da União. Nesse momento todos os alunos ficam muito apreensivos e inseguros com essa professora.

A família da Scout chegou em Maycomb há muitos anos atrás, e eles tinham uma fazenda de algodão com escravos.

A questão dos confederados faz parte da narrativa o tempo todo, mesmo que de uma forma muito, muito sutil.

Outro momento que percebemos isso, é quando o Nathan Radley dá um tiro pro alto para assustar um suposto negro que invadiu sua propriedade.

Nessa cidadezinha já deu pra perceber que as pessoas amam tirar conclusões precipitadas. O Nathan já acusou um negro sem saber o que estava acontecendo, e mesmo dentro da familia Radley, o Boo Radley é julgado por toda vizinhança, considerado um louco  e até mesmo uma figura ameaçadora só porque ninguém conhece ao certo a sua história.

Tenho grandes expectativas quando ao Boo Radley, quero muito que essa parte da história se desenvolva mais. Por enquanto já aconteceram algumas coisas muito sutis que dão a entender que ele não é uma pessoa assim amarga e maluca. Os presentes na árvore, a calça dobra e remendada do Jem e o cobertor no ombro da Scout, ainda são fatos mal explicados, mas que pra mim representam o lado que ninguém conhece do Boo Radley.

Um personagem que também ganhou todo meu carinho foi o Atticus. Vejo muitos comentarios na internet sobre ele ser um pai ausente. Não enxergo bem dessa forma. Ele não passa a maior parte do tempo com os filhos e nem é o pai mais carinhoso, mas não podemos negar o forte laço que ele tem com os pequenos. Ele trata os filhos de igual pra igual, sempre ouve o lado das crianças e leva em consideração tudo o que acontece com eles. Os conselhos que ele dá pros filhos são sempre muito simples, mas muito intensos. To adorando as conversas deles. Um exemplo é nessa passagem que a Scout reclama da professora

– Em primeiro lugar Scout – Ele disse – ,se aprender um truque simples, vai se relacionar melhor com todo tipo de gente.Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela.

E pra finalizar fiquei bem surpresa de lá pela página 100, o capítulo 9 já começa com a Scout sofrendo bullying na escola por causa do caso que o pai dela assume, a defesa de Tom Robinson. Achei que esse problema só ia começar na segunda parte do livro. Mas por enquanto está bem superficial.

O plano inicial era fazer diários de leitura semanais, mas eu estou lendo o livro muito rápido e já percebi que comentar sobre ele só uma vez na semana é muito pouco. Talvez semana que vem eu volte com um post mais curto, sobre alguma parte menor do livro. Mas vou postar seguindo o planejamento do projeto. Você pode acompanhar as metas diárias de leitura aqui nessa tabela feita pela Mell.

Até o próximo post!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s