As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen – Rudolf Erich Raspe

Venho apresentar esse homem incrível que é o Barão de Muchausen. Vocês precisam conhecer ele o quanto antes, parem tudo e prestem atenção nessa história.
Esse não é mais um barão com uma vida monótona. Esse é um homem que viveu inúmeras aventuras e ainda bem que podemos contar com toda a sua modéstia e honestidade pra conhecer todas as historias dessas aventuras com tantos
detalhes preciosos.

barao7

Imaginem que esse homem tão simples lutou contra feras terríveis. Chegou até a se fantasiar com pele de um urso morto pra se infiltrar entre outros ursos, ganhar a confiança deles e matar um por por um sem ser percebido. Esse homem que tem uma força tal que chegou a jogar um objeto pro alto, mas tão alto que foi parar na lua. Mas tudo bem, ele plantou um pé de feijão que cresceu tanto, que ele conseguiu chegar na lua e buscar o que tinha perdido. Esse homem é tão bonzinho, ele impediu que um navio afundasse tampando o buraco com a própria bunda, juro.

Ele também teve um balão tão incrível que uma noite, ele saiu com seu balão e roubou um castelo, colocou o castelo em outro lugar e depois devolveu tudo pro seu devido lugar e ninguém percebeu nada.

Enfim, já percebeu de que tipo de barão estamos falando não é? Exatamente, o tipo mais mentiroso e egocêntrico possível.

Esse livro é fantástico. O barão conta todas as suas aventuras, uma mais absurda que a outra, mas sempre com muitos detalhes. E ai de quem duvide da honestidade dele. Em vários trechos ele faz questão de reforçar o quanto suas histórias são verdadeiras. Mas é como ele mesmo diz

Um viajante tem o direito de reletar e embelezar à vontade o que lhe ocorreu, e é uma falta de educação recusar o respeito e o aplauso que ele merece

Toda a humildade e a leve exagerada nos fatos dessas viagens, deixam esse livro delicioso. Eu me diverti demais lendo cada história, cada mentira desse senhor. É tanta cara de pau, é tão absurdo, que não tem como não dar risada das situações. Sem contar que ele sempre se mete nas maiores enrascadas. (essa frase parece chamada de filme da sessão da tarde, mas não achei outra).

Sei bem que tudo isso deve parecer muito estranho. Porém, se a sombra de uma dúvida restar no espírito de alguém, a solução é simples: que ele próprio faça essa viagem, pois vai então constatar o quão fiel à verdade sou como viajante.

Eu adorei a história. O livro é curtinho, da pra ler ele em um dia e é ideal pra dias que você só quer descansar e ler alguma coisa que tenha cara de férias. Esse livro é uma delicia.

barao-5Mas além da história ser ótima, o projeto gráfico é lindo demais. O livro é recheado de ilustrações maravilhosas e cada paragrafo começa com uma letra decorada e colorida. Cada capitulo tem uma cor diferente.

Esse livro é todo diferente do convencional. Além desses detalhes das letras e as ilustrações lindas, ele é enorme. Enquanto o formato da maioria dos livros é de mais ou menos 140 x 200 mm, esse livro tem 230 x 330 mm. É uma diferença considerável.

Pra você ter uma ideia da beleza do livro, vou deixar o video do ilustrador contando como ele fez esse trabalho, e ai vocês podem ver com mais detalhes as ilustrações.

O mais legal, é que esse senhor realmente existiu e amava contar historias assim, exageradas, pra entreter seus amigos. Não era tão mentiroso quanto o personagem do livro, mas ele já dava suas floreadas nas historias.

 As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen foi publicado pela Cosca Naify e tem 200 páginas, sendo que muitas delas são com ilustrações lindíssimas. Estou totalmente apaixonada por esse livro, não só porque me diverti muito lendo, mas porque sério, ta lindo demais.


Desafio Livrada: Esse livro cumpre duas categorias do desafio. Ele é um livro infato-juvenil e também é um livro escrito antes do século XX. Então, mais uma categoria cumprida. 

Anúncios

8 comentários sobre “As Surpreendentes Aventuras do Barão de Munchausen – Rudolf Erich Raspe

      1. Eu comprei há um ano e meio a edição da cosac. Mas na época ba Cosac fazia mil promoções no site deles e outras lojas tb ofereciam muitos descontos. Mas agora que fechou a editora fica mais difícil mesmo. Mas quando comprei foi por 14 reais, num desconto absurdo

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s