O que tem de tão incrível em José Saramago?

Uma vez eu falei aqui no blog que um dos autores mais importantes pra minha formação como leitora é o Gabriel Garcia Marquez.
Mas tem um outro autor maravilhoso, que até acho que eu considero mais importante que o Gabo, que é o José Saramago.
Acho que entre os dois, o Gabo é um autor que agrada um grupo maior de leitores. Mas Saramago pra mim é vida. É complicado dizer que um autor é meu favorito, até porque eu sou uma pessoa bem indecisa, mas Saramago desperta em mim sentimentos que nenhum outro autor consegue.
Por que eu estou falando essas coisas? Porque nós perdemos esse homem maravilhoso em 18 de Junho de 2010, sendo assim hoje completa 5 anos que o mundo está sem Saramago.
Em homenagem fiz um texto com alguns motivos para conhecer a obra de José Saramago

Pra começar José Saramago é um dos grandes escritores da lingua portuguesa, e é sempre muito bom ler uma obra em sua língua original, porque assim temos certeza que a ideia do autor não se perdeu no meio da tradução. Na verdade ele foi o único autor de língua portuguesa a ganhar um Prêmio Nobel de literatura. Você não acha esse um bom motivo?
Ok, tenho alguns outros bons argumentos. Saramago tira você da sua zona de conforto, a começar pelo estilo de escrita. Quando você pega um livro dele pela primeira vez rola um estranhamento. A forma como ele constrói as frases e os diálogos são bem peculiares. Alias, ele não usa travessão para marcar os diálogos. Todas as conversas tão inseridas como qualquer outra frase no livro dele. Tanto é, que a diagramação dos livros dele são sempre muito quadradinhas. Parece estranho, mas durante a leitura você não se atrapalha.
Além disso os temas dos livros dele são surpreendentes. Ele usa historias fortes para criticar os valores da sociedade, os nossos costumes, os nossos valores religiosos. Alguns livros acabam sendo muito pesados, como por exemplo o Ensaio sobre a cegueira. Mas as grandes criticas, que são o motivo dos livros dele causarem tanto incomodo, estão nas entrelinhas. O leitor precisa ser atento e refletir sobre o que está lendo.
Os livros do Saramago são do tipo que continuam com você por muito tempo. Depois de ler algum livro dele, você vai ficar digerindo aquela historia, refletindo sobre qual seria o seu comportamento naquela situação ou sobre como aquela historia se encaixa na sua vida. E pode ser que em algum momento você veja uma noticia que vai te lembrar de alguma ideia dos livros dele. O Saramago escreve textos inteligentes, que prendem o leitor do inicio ao fim.

A obra do Saramago é única. Não li nada que eu consigo comparar. Recomendo demais a leitura de qualquer livro dele. Não tenha medo, é só um livro, são só palavras e se você quiser você vai entender sobre o que ele ta falando. É só se interessar e mergulhar na obra desse homem genial.

Saramago falando sobre O Ensaio sobre a cegueira.

Um comentário sobre “O que tem de tão incrível em José Saramago?

  1. Oi Literateca, gostei do seu post sobre Saramago. Ele também é um dos meus autores favoritos. Confesso que depois de ler o livro “Ensaio sobre a Cegueira” fiquei com medo de assistir o filme, kkk. Imaginei o pior dos mundos. Está certo que a imaginação quase sempre vai mais longe do que o filme, mas achei melhor não arriscar.
    Eu também gosto de dividir opiniões sobre livros no meu blog, se você quiser me visitar: http://encantes.blogspot.com.br/
    Até lá.
    Daniela

    Curtir

Deixe um comentário

