As virgens suicidas – Jeffrey Eugenides

Ephemeroptera é uma ordem que pertence a classe dos insetos. Existem mais de 2 mil espécies e esses bichinhos se caracterizam por ter uma vida muito curta, por isso seu nome popular é efemérida.Haft
As ninfas podem viver semanas ou até mesmo anos (dependendo da espécie) e são encontradas na água. Mas os adultos vivem apenas algumas horas ou no máximo 2 dias.
Calma, no final do post você vai entender por comecei o texto assim..
Em 1974 a família Lisbon era formada pelo Sr. Lisbon, a Sra Lisbon e suas 5 filhas: Therese, Lux, Mary, Bonnie e Cecilia.
Quando o livro começa ficamos sabendo que todas as meninas da familia Lisbon cometeram suicido. Isso não é um spoiler. Isso ta no titulo do livro e no primeiro paragrafo da historia.
A primeira a se matar é a mais novinha, Cecilia, que na época tinha 13 anos. Um dia ela pula da janela de seu quarto e acaba morrendo perfurada pela cerca da casa.
É assim que essa historia começa. Nós vamos conhecer a historia da família Lisbon pela visão de um grupo de meninos da vizinhança que anos depois se reúnem e juntam informações dos jornais e conversas com outros vizinhos e alguns itens das meninas que eles guardaram e vão usar tudo isso pra contar pra gente como os suicídios aconteceram e como isso afetou a vida de todo mundo.
O Sr. Lisbon era professor de matemática na escola local e a Sra. Lisbon era dona de casa e religiosa fervorosa.
As meninas não tinham autorização para ter uma vida social normal. Na escola elas eram vigiadas pelo pai e em casa pela mãe.

Nós não sabemos direito o que levou Cecilia a se matar, mas só por esse ambiente nada acolhedor já conseguimos ter uma noção.
Em um momento do livro, um dos garotos mais bonitos da escola se interessa por Lux e pede ao Sr. Lisbon para levar Lux ao baile. Ele arruma acompanhantes para as outras meninas também e todas conseguem autorização para irem a festa com a condição que voltem para casa antes das 11. Além disso o Sr Lisbon era um dos professores que ia ao baile e por tanto ia vigiar as meninas de perto.
Apesar de tudo esse foi o dia em que as meninas mais se divertiram. Desde a morte da irmã mais nova o convivio social das irmãs Lisbon fosse ainda menor.
O Baile é um momento chave do livro. Depois dessa festa O Sr. e a Sra. Lisbon proibem definitivamente as meninas de se aproximarem de qualquer outra pessoa. Elas são forçadas até mesmo a largar a escola.

A mais velha, Lux, vai se rebelar usando sua sexualidade pra confrontar a opressão dos pais. Os meninos contam que era possível ver Lux no telhado da casa dos Lisbon transando com vários homens diferentes todas as noites.
Um dos vizinhos, que ficava acordado de madrugada bebendo, conta para os meninos que de madrugada era possível ver algumas das irmãs Lisbon e que as meninas estavam definhando, cada vez mais magras e com um aspecto mais mórbido.

Todos os membros da família passam a viver dentro de uma redoma. Nenhum deles sai de casa, que por sinal vai se deteriorando cada vez mais. A casa fica cada dia mais suja, as cortinas mais puídas e a casa passa a exalar um odor de coisa estragada. A família e a casa vão apodrecendo juntos.

Durante a historia toda, os insetinhos do incio do post são citados e essa foi uma parte que me chamou muita atenção no13165_gg livro.
Como eu já falei, esses insetos vivem por muito tempo enquanto ninfas, ou seja, enquanto não atingem a maturidade sexual, mas assim que se tornam adultos sua vida é muito curta.
A mesma coisa aconteceu com as irmãs Lisbon. Elas viveram a infância toda. Foram a escola, se alimentaram, conviveram com outras crianças. Mas logo no inicio do livro, um dos meninos entra na casa dos Lisbon e vai até o banheiro das meninas. Lá ele encontra maquiagens, cremes de beleza, cera de depilação, sutiãs e absorventes. Todos esses itens marcam o fim da infância das meninas Lisbon. Biologicamente falando, as meninas ja tinham atingido a vida adulta e assim como acontece com as efeméridas, ao atingir a vida adulta o tempo de vida delas foi muito curto.
Eu achei essa sacada do livro muito genial.
Sinceramente eu não achei o livro nada demais. Eu esperava um pouco mais
Os meninos que narram a historia tinham uma obsessão por essas meninas, principalmente por não saberem nada sobre elas. Essa obsessão deles me incomodou. Mesmo anos depois eles buscavam as meninas em outras mulheres. O cheiro desagradavel da casa dos Lisbon deteriorada era uma coisa que deixava elas excitados. O cheiro do batom e até o sabonete que as meninas usavam foram guardados, nem que só na memoria e continuavam excitando eles.

Aquela família tinha sérios problemas, precisavam muito de ajuda e a unica coisa que esses garotos fazem é fantasiar uma relação com as irmãs Lisbon. Me incomodou o fato deles se focarem em fantasiar tanto uma relação com elas apesar de todos problemas que elas passavam. Até porque, eles continuam com esse comportamento mesmo depois de adultos.

Pra quem se interessar esse livro virou filme e você pode ver o trailer aqui. Não vi o filme, mas já vi muita gente elogiando.
O livro é curtinho, tem 232 paginas e foi publicado pela Companhia das letras.

Anúncios

3 comentários sobre “As virgens suicidas – Jeffrey Eugenides

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s