ESPECIAL SEMANA DO ORGULHO NERD #3 – O Hobbit – J. R. R Tolkien

O especial ta quase acabando, se tudo der certo amanhã ainda vou fazer um ultimo post,  e eu queria aproveitar esse clima para falar sobre o primeiro livro do Tolkien que eu li.

Esse foi mais um caso que eu coloquei na minha cabeça que o autor é muito difícil, que eu ia sofrer com a leitura, que não seria divertido e etc. Então mais uma vez eu vou dizer que não existe isso. O que existe é que alguns livros são mais densos, a leitura exige que você preste mais atenção, que você se envolva mais, mas são livros normais como qualquer outro. Se você tem curiosidade, só pega e começa a ler.

Acontece que pra minha enorme surpresa o Hobbit é na verdade um livro infantil então a leitura é muito fácil e muitoTN-An_Unexpected_Morning_Visit-300x231 gostosa. Sem contar que o livro é muito, muito fofo. E o leitor já percebe isso logo no primeiro paragrafo do livro.

“Numa toca no chão vivia um hobbit. Não uma toca desagradável, suja e úmida, cheia de restos de minhocas e cheiro de lodo; tampouco uma toca seca, vazia e arenosa, sem nada em que sentar ou o que comer: era a toca de um hobbit e isso quer dizer conforto.

Depois de falar isso, ele começa a descrever toda a casinha do Hobbit, como é a vida deles e tudo mais e meu único sentimento foi: quero ir morar no condado. Já achava as tocas dos hobbits super gostosas só pelos filmes, mas no livro você se sente aconchegado só de ler e imaginar como é essa toca.

Por mais que os filmes sejam cheios de cenas de ação e aquele clima mais pesado e tal, o livro do Hobbit é muito bonitinho. A grande graça é a jornada dos personagens. Lógico, eles passam por vários perrengues ao longo da viagem. Existem aranhas gigantes, trolls famintos, orcs, wargs e eles começam a viagem sabendo que no final vão enfrentar um dragão nada amigável. Mas mesmo assim, o foco mesmo é a jornada, é o como eles lidam com tudo isso. O Tolkien não vai passar páginas e páginas descrevendo detalhes das batalhas. Na verdade as cenas de batalhas são bem dinâmicas e divertidas de ler.

o-hobbit-edicao-comemorativa-75-anosEu fui ler o livro semana passada, sim me envergonho por ter demorado tanto, então eu já conhecia a historia pelos filmes. E no filme eu tinha achado bem sem graça a parte que eles lutam contra os orcs e wargs e aparecem as águias para ajudar eles e etc. Em compensação eu me apaixonei por esse capítulo do livro. Achei muito divertido e eu fiquei encantada por toda a magia dessa parte.

Na verdade eu to encantada por esse livro como um todo. Eu já esperava que eu fosse adorar o livro e tudo mais, mas mesmo assim me surpreendi muito. Eu to apaixonada pelo universo que envolve O Hobbit.

Eu já sou viciada nos filmes do senhor dos anéis há muitos anos, desde a época do colégio quando os filmes ainda eram novidade e por isso eu achei que minha reação com esse livro seria diferente. Eu não esperava que eu conseguisse me encantar tanto assim, esse livro superou muito as minhas expectativas. Minha paixão por esse mundo de fantasia, pela Terra Média e pelos personagens, aumentou muito.

O Hobbit é uma ótima leitura pra quem nunca teve contato nenhum com fantasia. Como eu já falei, é um livro muito leve e muito gostoso de ler. Tem cara de férias sabe? Você se diverte muito com essa leitura.

Fiquei me perguntando por que mesmo que eu não tinha lido isso antes e por que ninguém nunca passou esse livro pra gente ler na escola. Ia ser muito mais divertido que ler José de Alencar por exemplo.

Enfim, estou aqui apaixonada pelo Hobbit, pelo Bilbo, pela Terra Média e por tudo que faz parte desse mundo. Próximo passo é tomar vergonha na cara e ler a trilogia do Senhor dos Anéis.

Não façam como eu, não enrolem para ler esses livros porque é lindo. Agora eu quero ler absolutamente tudo do Tolkien, viciei.

O Hobbit foi publicado no Brasil pela WMF Martins Fontes. Eu comprei há uns meses atrás uma edição linda comemorativa de 75 anos da publicação da primeira edição. Essa edição é em capa dura, super bonita, com as ilustrações feitas pelo Tolkien. O papel é muito bom, a fonte é bem gostosa de ler.. enfim, recomendo muito essa edição, ela é bem fácil de achar e não é cara. Tem imagem da capinha dela ali em cima no post. O livro é curtinho, tem 296 páginas e é uma delicia de ler.


Esse livro poderia se encaixar na categoria de “Um livro que virou filme” do Desafio Livrada. Mas eu fui burra e esqueci que esse livro já estava na minha lista de futuras leituras, então vou deixar meio que de reserva caso eu não leia o Precisamos falar sobre o Kevin.

10 comentários sobre “ESPECIAL SEMANA DO ORGULHO NERD #3 – O Hobbit – J. R. R Tolkien

  1. Adorei sua resenha. Sou apaixonada pelo Hobbit e também estou devendo a leitura de O senhor dos anéis (inclusive já tenho os livros). Já que gostou de o Hobbit, recomendo a leitura de O Hobbit e A Filosofia (William Irwin), muito bom e explica alguns detalhes do livro e seus significados. Boa leitura. 💕📚

    Curtir

  2. Primeiramente, boa noite.

    Gosto muito de ler e sempre que posso pesquiso por blogs de leitores e foi assim que cheguei ao seu blog.

    Gostei muito de suas resenhas e sua forma simples de transmitir o que sentiu em relação as suas leituras. Confesso que leio bastante para um brasileiro (média de 20 livros por ano) e não desenvolvi essa facilidade que você tem para descrever o meu prazer para com a leitura!

    Sobre o Hobbit, é uma leitura gostosa e muito prazerosa, vale a pena ser lida mais de uma vez!

    Parabéns pelo blog, vou voltar sempre.

    Abraços e sucesso!

    Curtir

Deixe um comentário

