ESPECIAL SEMANA DO ORGULHO NERD #2 – Scott Pilgrim VS. O Mundo

E pra continuar com o Especial Semana do Orgulho Nerd/Dia da Toalha, é hora de misturar HQ, games, cinema, cultura pop, cabelos coloridos e bandas de garagem.

Sim, é hora de falar sobre o maluco Scott Pilgrim contra o mundo

Scott é um canadense de 24 anos, falido, que mora num cubículo com seu amigo gay, o Wallace e toca em uma banda de garagem chamada Sex Bob-omb com dois amigos, a Kim e o Stephen. Basicamente essa é a vidinha dele, acordar e lidar com o colega de quarto, ensaiar com a banda e ocasionalmente frequentar alguma festa de uma amiga deles, a Julie.

Quando a historia começa o Scott está há um ano solteiro, depois de um termino de relacionamento traumatico que eu simScottPilgrimVsTheWorld05não vou entrar em detalhes, e ele começa um novo namoro com uma adolescente, uma colegial, chinesa, que usa uniforme de sainha que nem personagens de anime, chamada Knives Chau. A Knives é ridiculamente apaixonada pelo Scott e super fã da Sex Bob-omb, mas o interesse do Scott logo se volta totalmente para uma moça misteriosa que acabou de chegar em Toronto, chamada Ramona Flowers.

Não vou entrar em detalhes sobre como as coisas acontecem, mas o Scott consegue finalmente sair com a Ramona e é ai que a historia realmente começa. Acontece que para namorar com a Ramona o Scott precisa vencer a Liga dos Ex-namorados. Ou seja, o Scott vai precisar lutar e vencer, cada um dos 7 ex-namorados do mau da Ramona.

Fim, a historia é isso. A grande graça é a forma como a historia é contada e acompanhar essas lutas.

Tanto a HQ quanto o filme são cheios de detalhes que deixam a historia muito mais divertida. Como por exemplo, cada vez que aparece um Scott_pilgrim_vs_world_ps3_1personagem novo, aparece do lado uma fichinha com algumas informações importantes, como o nome, idade, qual é a relação dele com o Scott, profissão e etc.
Ou quando o Scott ganha uma batalha caem milhares de moedinhas do céu, como se ele tivesse acabado de ganhar uma luta no video game. Ou quando ele conquista uma “habilidade nova” ele sobe de nivel, ganha vida extra e assim por diante.

Vou deixar aqui o trailer do filme, e reparem o quanto é divertida essa brincadeira de sempre parecer uma HQ. Sempre tem algum detalhe escrito quando alguém leva um soco, toca a campainha, quando a banda ta tocando… Isso deixa o filme muito mais engraçado do que ele já é.

Como qualquer adaptação, o filme acaba sendo bem superficial e não explora o passado do Scott e nem as relações da Ramona com os ex-namorados, mas na HQ a gente entende muito melhor alguns comportamentos dos personagens. Um dos pontos altos do filme são as musicas, são muito boas. Principalmente por deixar as cenas mais engraçadas ainda.

Eu sinceramente gostei muito mais da HQ do que do filme. O filme é ótimo, é muito divertido, muito engraçado, mas no começo não me cativou. Depois quando eu assisti pela segunda vez eu vi muito mais graça na historia. Eu não achei o filme tão nonsense quanto a HQ. Sério, leia os quadrinhos porque eles são muito mais absurdos.

Scott-Pilgrim-vs-the-World-movie-screenshots28Pra ver graça nessa historia você não pode esperar nada muito realista. Os personagens vão cruzar dimensões, portais, vão entrar na cabeça de outras pessoas, vão ganhar super poderes, vai chover moedinha sim, vai ter uma bolsa muito mais incrível que a bolsa do gato félix e você vai amar cada um desses detalhes.Juro. E se tudo isso não bastasse você sempre vai se surpreender com os rumos que a historia toma.

Originalmente Scott Pilgrim contra o mundo tem 6 volumes, mas aqui no Brasil a Companhia das Letras deu uma juntada em tudo e diminuiu para 3 volumes. Uma coisa que eu adorei nos quadrinhos é que em um volume os personagens fazem referencia a outro volume dessa série. As vezes o Scott ta conversando com alguém sobre enfrentar o próximo ex-namorado do mau e ai ele fala Scott-Pilgrim-Vs-The-World-25alguma coisa do tipo “mas essa briga só vai acontecer no volume 3” .
Também gostei muito que no final de cada volume tem algumas coisas diferentes. Acho que no final do volume 2 tem uma pagina igual aquelas que aparecem na ultima pagina de um mangá, que fala “Pare, você está lendo errado.” e ai explica como ler o mangá, qual ordem de quadrinhos seguir e etc. Achei genial.

A Ramona no filme parece ser bem escrota (pra não falar um palavrão), mas nos quadrinhos ela é bem mais complexa e até mesmo mais fofa do que parece e o Scott é bem menos inocente, bem menos bobinho do que parece.

Scott Pilgrim é um quadrinho do canadense Bryan Lee O`Malley e, como eu já falei, aqui no Brasil a série foi lançada pela Companhia das letras com o selo Quadrinhos na Cia. Leitura mais que recomendada.

Anúncios

11 comentários sobre “ESPECIAL SEMANA DO ORGULHO NERD #2 – Scott Pilgrim VS. O Mundo

  1. YEAHHH, esse HQ é de mais, o filme então ficou muito louco, curti de mais a trilha sonora. Também tem o Seconds do mesmo autor, parece ser bem legal, que vai sair em dezembro.
    Ontem foi meu aniversário, um dia depois do dia da toalha, bem minha cara neh 8].

    Curtir

      1. Valeu! Só falo pros amigos depois do dia, com a esperança de alguém ser viajante do tempo e voltar para dar parabéns na data certa, mas sem sucesso até o momento.
        /\ Você falou que não gosta da DC, The Flash é o único que gosto, ele consegue fazer coisas com a velocidade que é de mais, como viajar no tempo, que inclusive é ele que altera o universo da DC. Recomendo fortemente o seriado, to pra assistir o último episodio *c*

        Curtir

    1. É bem facil de achar os livros em livrarias. Li os três volumes muito rápido, é muito divertido.
      Como falei no post, o filme é bem fiel, mas no quadrinho tem alguns detalhes que complementam a historia e faz você se envolver e gostar ainda mais de toda essa loucura haha
      Que bom que gostou do post!

      Beijos

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s