Trilogia Fundação – Isaac Asimov

Estou levemente atrasada, a ideia era fazer esse post na quarta-feira, mas o importante é que ele finalmente deu certo.

Pra ser bem sincera a vontade de falar sobre Fundação, existe desde Fevereiro quando eu terminei de ler o primeiro livro, mas achei melhor esperar ler toda a trilogia pra poder falar alguma coisa aqui no blog.

Então finalmente vamos falar sobre Fundação! Na verdade vou falar sobre a trilogia original, que é formada pelos livros: Fundação, Fundação e Imério e Segunda Fundação. Só pelos títulos a gente já imagina bem qual é o foco de cada livro depois que conhecemos minimamente esse universo.

Livros4

Eu comprei a trilogia completa em uma promoção maluca de fim de ano no submarino, numa caixinha igual a da imagem a baixo, e eu nem sabia de nada da historia. A unica informação que eu tinha é que essa é considerada a melhor série de ficção cientifica. Como eu tava curiosa com esse genero, eu só comprei mesmo e mergulhei de cabeça na historia.

572578-livros-de-isaac-asimov-3

Basicamente a trilogia conta a historia de um futuro distante em que a humanidade conseguiu dominar toda a galáxia. O homem habita todos os planetas e existe o Império Galático que controla todos esses planetas. A grande capital da galáxia era Trantor e é lá que vamos conhecer Hari Seldon. Seldon era um cientista que estudava a psico-historia. Com essa ciência ele conseguia fazer previsões, baseadas em cálculos matemáticos complexos e fatores históricos, sobre o futuro de uma sociedade. Depois de muitos estudos ele descobre que o Império Galático vai cair e a humanidade vai passar por um período muito longo e muito obscuro. Quando ele chega a essa conclusão ele acaba desenvolvendo um plano pra reduzir esse período para “apenas um milenio”.

Então no primeiro livro, Fundação, nós vamos conhecer bem de leve o Hari Seldon, vamos conhecer Trantor e seremos apresentados ao plano do Hari Seldon.  A ideia inicial é que um grupo de pesquisadores do Seldon vai se isolar em um planeta periférico, chamado Terminus, e lá eles vão escrever a Enciclopédia Galatica. Essa enciclopédia vai ser um apanhado de tudo o que a humanidade já estudou e já viveu e ela vai ajudar a sociedade a sair da crise causada pela queda do Imperio Galatico. Esses pesquisadores formam a Fundação.

A grande graça da trilogia é que na verdade nós nunca sabemos nada sobre o plano Seldon. Nada mesmo. A gente tem essa informação incial, mas ao longo doo primeiro livro a gente vai ficando em duvida se é realmente esse o plano.

Seldon vai prever diversas crises que a Fundação vai passar, que são chamadas Crises Seldon, e ele aparece em holograma a cada 50 ano, mais ou menos, que é quando acontecem essas crises. As aparições são sempre quando a crise já foi resolvida e ai ele da uma dica do novo rumo da fundação. E é por isso que começamos a perceber que na verdade nós não sabemos de nada.

Todos os livros apresentam trechos dessa enciclopédia galatica no inicio de cada capitulo e isso ajuda a gente a entender melhor todo o contexto.

No primeiro livro vamos conhecer a historia de aproximadamente 300 anos da fundação. Então a historia é extremamente dinâmica, passamos pouquíssimo tempo com cada personagem, o livro é cheio de informações importantes e a cada acontecimento a gente vai descobrindo um pedacinho a mais do plano, junto com os personagens que também não sabem de nada.

O segundo e o terceiro livro já são mais lentos, digamos assim. Eles vão falar sobre um período bem mais curto de tempo, acho que no máximo uns 100 anos (contanto os dois livros) e nós vamos conhecer um imprevisto muito grande que coloca o plano Seldon em cheque. Não vou contar nada a respeito por motivos óbvios.

Essa trilogia é sensacional! Isso do plano não ser revelado logo de cara pro leitor é uma sacada muito boa. A gente fica curioso pra saber o que realmente ta acontecendo na fundação, qual é o verdadeiro objetivo daqueles pesquisadores e principalmente como eles vão vencer todas as crises. Se tudo correr como o plano, a Fundação jamais será derrotada e ela vai salvar a galáxia, só que nada é assim tão simples né?

Os imprevistos, principalmente o imprevisto do segundo livro, são incríveis. Sério, os personagens do segundo livro são muito legais. Como a historia do livro abrange um período curto de tempo, o autor conseguiu construir melhor cada personagem e nós realmente passamos a conhecer bem eles.

Os rumos que a fundação toma são muito legais também, eles criam meio que uma religião em que a população da fundação consegue fazer “certos milagres” graças a toda a tecnologia que só eles têm. Tudo fica muito misterioso e é uma forma de controlar a população pro pano seguir o caminho certinho.

Eu podia passar a tarde aqui contando várias cosias muito bacanas dessa trilogia, mas não adianta, vocês precisam ler esses livros! A historia é muito emocionante e tem vários trechos muito divertidos e até engraçados.Eu amo o modo como a historia foi construida, as confusões e as expressões usadas pelos personagens. É uma leitura deliciosa, daqueles livros que te desligam do mundo e te divertem.

Eu to apaixonada pelo Isaac Asimov, to louca de vontade de ler Eu, robô e agora eu quero conhecer mais a fundo todo esse universo da ficção cientifica. Leitura mais que recomendada.

Além desses 3 livros, o Asimov lançou mais 4 livros que contam sobre como era a galáxia antes e depois da fundação. To bem curiosa pra ler os 2 livros que dão sequencia a fundação, quero muito saber tudo o que aconteceu depois de Segunda Fundação. Se você ficou curioso pra entender como funciona a dinamica dessa série, vou deixar aqui o post do Livrismos que explica melhor sobre como ler a série,

A coleção toda foi lançada pela editora Aleph e os livros da trilogia original são bem curtinhos, cada livro tem umas 200 paginas em média e como a leitura é muito dinâmica você consegue ler eles muito rápido.

Essa trilogia cumpriu a categoria de Ficção Cientifica do Desafio Livrada.

Eu sei que o post ficou enorme, mas é que não da vontade de parar de falar sobre Fundação. Eu realmente amei muito essa trilogia.

Anúncios

6 comentários sobre “Trilogia Fundação – Isaac Asimov

  1. Oi Nath, fazia tempo que não passava aqui, agora deu uma coceira na mão pra pegar esses livros, mas to com tanta coisa aqui pra ler…
    De ficção científica estou com “A Cidade e as Estrelas” de Arthur C. Clarke (mesmo autor do 2001: Uma Odisseia no Espaço), mas no momento estou lendo (bem lentamente =l) “Uma Breve História do Tempo” do S. Hawking, é um livro de física muito interessante!!

    Curtir

    1. Eu quero muuuito ler 2001. Ta na minha lista de próximas aquisições. Também tenho muita curiosidade pra ler alguma coisa do hawking, mas ainda não tive coragem.
      Mas serio, coloca a trilogia fundação na sua lista, vale muito a pena! Eu amei e agora eu to viciando em ficção científica, tem vários títulos que eu to ansiosa pra ler.

      Curtir

      1. O problema do Hawking é que ele deixa muita coisa vaga por todo o livro, como por exemplo, “a partícula desviou seu curso”. Algo desviou o curso da partícula, ela não poderia ter desviado a si mesma a partir do nada. Li “Uma Breve História do Tempo” e o “O Universo numa Casca de Noz “. Li “O Labirinto da Morte” de Philip K. Dick, o cara é fenomenal tal qual o Isaac e da mesma forma a série de livros DUNA do Frank, também são fantásticos. Procurem um vídeo “Mecânica Quântica O experimento da fenda dupla” feita por Thomas Young e vocês ficarão realmente intrigadas com a natureza das coisas.

        Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s