Bidu Caminhos – Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho

Hoje eu quero falar de uma graphic novel absurdamente fofa.

Acho que muita gente (pra não dizer todo mundo) adorou ler os gibis da turma da Mônica quando era criança, ou pelo menos se divertiu muito com um almanacão de férias da Mônica. Eu particularmente adoro a turminha e tenho um carinho muito grande por esses personagens. Todos eles me marcaram muito durante a infância. Um tempinho atrás eu descobri que tem uma coleção muito lindinha de graphic novels baseados no trabalho do Mauricio de Souza.

Pra quem ta perdido no tempo e nunca ouviu falar, o projeto é o seguinte: alguns quadrinistas são convidados para criar novas historias sobre os personagens da turma da Mônica. Mas o mais legal é que eles tem total liberdade para desenhar como eles quiserem e criar a historia que eles quiserem. Então é uma nova visão dos personagens que já conhecemos tão bem e gostamos tanto.

To muito empolgada pra fazer a coleção. O primeiro volume que eu comprei, e que eu li na hora que chegou de tão empolgada que eu tava, foi sobre o Bidu.

O livro chama “Bidu caminhos” e conta como o Bidu e o Franjinha se conheceram. Como da pra imaginar pelo titulo, o foco é na historia do Bidu e é a coisa mais fofa. O cachorrinho vive várias aventuras. Ele é um cachorrinho de rua, então o livro mostra brigas com outros cachorrinhos, o medo da carrocinha, onde ele se escondia e etc. E também mostra a visão do Franjinha e toda a ansiedade da criança pra conseguir um amiguinho.

O traço é muito bonito. O quadrinhos tem vários tons de azul, pra combinar com o Bidu. E uma das coisas que eu achei mais fofas são os balões de dialogo. Quando os humanos falam, os balões são normais, mas quando são os cachorrinhos falando, ai os balões são cheios de ilustrações para demonstrar o que os animais queriam dizer. É muito lindinho, além de dar uma forçadinha a mais na imaginação do leitor.

Esses quadrinhos foram lançadas pela Panini Comics com o selo Graphic MSP – Mauricio de Souza Produções e tem tanto edições de capa dura quanto com capas normais.

A historia do Bidu foi criada e desenhada por Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho.
Além da historinha o livro vem com um depoimento do Mauricio de Souza sobre o trabalho realizado pela dubla e no final vem algumas curiosidades sobre o desenvolvimento do quadrinho. É uma graça.

20140815142404_87736986 bidu-caminhos-7 Bidu-Caminhos-preview-1 BiduCaminhosPreview03

Bidu foi o primeiro livro do segundo ciclo de lançamento dessa coleção de graphic novel. Além dele tem também os títulos

Astronauta – Magnetar, por Danilo Beyruth e Cris Peter

Turma da Mônica – Laços, por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi

Chico Bento – Pavor Espaciar, por Gustavo Duarte

Piteco – Ingá, por Shiko

Astronauta – Singularidade, por Danilo Beyruth e Cris Peter (Sequência de Magnetar)

Vale muito a pena conhecer esse projeto e relembrar a sensação gostosa de ler historias da turma da Mônica.

Anúncios

Um comentário sobre “Bidu Caminhos – Eduardo Damasceno e Luis Felipe Garrocho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s