Grande Irmão – Lionel Shriver

No começo desse ano eu ganhei o livro Grande Irmão em um sorteio no site Livro&Café. Na época do sorteio a Francine fez um vídeo falando sobre o livro e ela fez tantos elogios a escritora e a estrutura do texto que eu fiquei muito animada pra ler esse livro.

Grande Irmão conta a historia de dois irmãos: Pandora e Edson. Os dois são filhos de ator decadente e a profissão do pai grande-irmao-lionel-shriverfoi uma experiência um tanto traumática pros dois durante a infância. O sucesso subiu a cabeça do pai e ele vivia para o seriado em que atuava, deixando a família de lado. Com isso, Pandora e Edson acabaram se unindo muito. O livro começa com eles já adultos. Edson é musico profissional e se mudou para Nova York aos 17 anos para se dedicar a sua carreira de jazz. Pandora mora em Iowa e é empresária. Depois de muito tempo sem se encontrarem Edson vai passar dois meses na casa da irmã e quando ela vai encontra-lo no aeroporto, simplesmente não reconhece o irmão. A lembrança dela era de um homem bonito, charmoso, alto e ela se depara com um homem de 180 Kg. A obesidade mórbida fez com que a coluna de Edson fosse comprimida e ele estava 5 cm mais baixo, sua postura também era muito diferente.

Basicamente o livro é sobre Pandora tentando ajudar o irmão a emagrecer e tentar recuperar a saúde. Mas, na verdade o livro é muito mais do que isso. Primeiro ponto muito, muito interessante da historia é o marido da Pandora, o Fletcher. Ele é muito obcecado por uma vida saudável, não come gordura, tem uma alimentação extremamente rígida e pedala todos os dias. Esse estilo de vida é totalmente contrario ao estilo de vida de Edson. Os dois usam a comida para esquecer alguns problemas pessoais, só que de formas extremamente diferentes. Outro ponto que gostei bastante é o trabalho da Pandora. Ela faz uns bonecos sob encomenda que são um tipo de caricatura. Você manda uma foto da pessoa, uma lista de jargões, de frases que essa pessoa sempre usa e eles fazem bonequinhos personalizados, com roupinhas parecidas com as que a pessoa usa e colocam uma caixinha de som dentro do boneco, quando você puxa uma cordinha nas costas do boneco ele começa a falar as frases escolhidas. Esses bonecos são geniais. Todo mundo compra como sendo uma grande piada, mas na verdade eles são um tanto maldosos. Eles mostram as qualidades e os defeitos das pessoas. Na verdade, por melhor que seja sua intenção, quem ganha esse presente sempre acaba prestando mais atenção nos defeitos.

Esses dois pontos deixam a história bem interessante. O livro não é só sobre fazer um irmão recuperar o peso saudável, é sobre família. Através de Pandora, Edson e Fletcher, a autora explora ao máximo as relações familiares. Até que ponto podemos nos sacrificar pra ajudar um irmão, até que ponto o marido e os enteados devem ser compreendidos e ajudar nesse esforço? Até onde as nossas atitudes são realmente saudáveis, são  realmente boas para a nossa família. Pandora se preocupa tanto com Edson que o livro começa a questionar se ela não está sendo egoísta e deixando o resto da família de lado.

Particularmente eu fiquei com muita raiva do Edson. Ele sugava tanto a irmã e tinha uma postura tão egoísta que achei que o livro ficou cansativo. Os capítulos são longos e são bem amarradinhos, mas são arrastados. Na verdade o livro ficava arrastado porque os problemas não se resolviam nunca, e era tudo muito lento e tudo muito sofrido.

O legal da Lionel é que ela é aquele tipo de autora que enfia o dedo na ferida e da uma rodadinha. Ela toca sim em muitos problemas bem atuais da nossa sociedade, mas achei que o livro não cumpriu tudo o que eu esperava dele. Achei o livro bom, mas esperava mais.

Quem se interessou pode ver também o vídeo da Francine, que me animou demais a começar a essa leitura. É só clicar aqui.

Grande Irmão foi publicado pela editora Intrínseca e tem 336 páginas. Com certeza quero ler outros títulos da Lionel Shriver. Na verdade eu to muito empolgada para começar a ler Precisamos falar sobre o Kevin.

Se você já leu esse ou algum outro livro da Lionel, não deixe de compartilhar aqui nos comentários qual foi a sua opinião.

Anúncios

2 comentários sobre “Grande Irmão – Lionel Shriver

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s