Solar – Ian McEwan

Tem personagens que são incríveis, que nos encantam do inicio ao fim, mesmo quando eles são cheios de defeitos. Nem de longe esse é o caso de Michael Beard.

Solar conta a historia de Michael Beard, um físico britânico que ganhou um premio nobel  graças a uma teoria chamada “Conflação Beard-Einstein”.  Mas talvez esse premio tenha subido um pouco demais a cabeça de Michael e ele acaba estagnando. Ele deixa de ser produtivo e passa a ir empurrando tudo com a barriga. Mas se o trabalho não está lá essas coisas imaginamos que a vida pessoal esteja o contrario não é? Bom, não.Beard tem uma mania muito estranha de forçar Solarrelacionamentos que ele não quer ter. No começo do livro ele é um homem de meia idade que já está em seu 5º casamento e simplesmente não consegue ser fiel a esposa. A sua revolta é que sua 5º esposa resolveu que também seria infiel, e isso passa a corroer ele por dentro e bagunça totalmente suas emoções. Pra mim pelo menos, ficou bem claro que na verdade ele gosta de ser possessivo, de ser quem controla a situação. Ele pode fazer o que for, mas ninguém jamais pode magoar ou menosprezar ele. Nessa fase de incompetência e fracassos ele começa a se envolver com alguns projetos ambientalistas e parte para uma expedição para o ártico com alguns cientistas e artistas que são ativistas e lutam contra o aquecimento global. Beard não é do tipo que leva essa historia a sério, mas ele rouba um projeto incrível que tem tudo pra ser sua nova mina de ouro e prestigio.

Não vou falar mais sobre detalhes da historia pra não estragar a surpresa do leitor.

Solar foi muito bem escrito e muito bem estruturado. Beard é um cara extremamente prepotente, egocêntrico, egoísta, machista, uma pessoa que não tem o mínimo de empatia por nada. E se já não basta essa personalidade linda, o autor reforça essa imagem atribuindo a Beard uma aparência que não se encaixa nada nos padrões de beleza. Beard é baixinho, gordo, flácido, meio careca. Se já não basta isso ele é um poço de sujeira. Quando ele vai morar sozinho, depois do seu 5º divorcio, a casa dele vive nojenta e bagunçada, mas assim, num nível absurdo. Do tipo que ele vai viajar, passa meses fora e deixa tudo bagunçado, restos de comida nos pratos e panelas, na mesa… em tudo. Além disso, Beard é muito atrapalhado e não faz nada direito. É impressionante a capacidade dele de só piorar as situações. Na verdade ele é um cara muito acomodado que acha que a vida vai resolver todos os problemas dele, sem que ele tenha que fazer nada. Sabe aquela historia de “a vida não ensina”? Então, essa frase define a vida do Beard.

Ao mesmo tempo que eu queria esganar o Beard e tinha verdadeira repulsa por ele, eu dei muita risada com as confusões que ele se meteu. Na verdade eu passei o livro inteiro torcendo pra ele se dar mal e a cada deslize, mesmo que mínimo dele, eu me divertia muito.

Confesso que eu esperava um pouco mais do livro, mas eu gostei bastante. Tenho uma queda por tudo que fala sobre ciência, e no livro tem muita coisa bacana sobre o desenvolvimento do projeto de Beard. Se você também se interessa por ciência, acho que é um bom livro pra ler. E as cenas cômicas, todas as confusões que ele se mete no Ártico ou em qualquer outro lugar que ele vai, deixa o livro muito divertido e muito gostoso de ler. Não foi um livro que eu me envolvi e me empolguei muito, mas gostei da leitura. Acho que isso também tem um pouco a ver com o fato de eu ter lido no Kindle e em geral minhas leituras no kindle são um pouco mais lentas, mais arrastadas. Esse foi o segundo livro que eu li do Ian McEwan. O primeiro livro que eu li foi Na praia, e por enquanto esse é o livro que eu mais gostei. Ainda quero falar sobre  esse outro livro aqui no blog.

Solar foi lançado em 2010 pela Companhia das Letras e tem 344 páginas. E a capa dessa edição ta sensacional. Tem todo um jogo com duas imagens bem importantes da historia e… enfim, leiam o livro e conversem comigo pra eu saber se vocês também gostaram do livro mesmo odiando o Beard. Se você já leu algum outro livro do Ian McEwan, me conta também o que você achou. Quero ler mais livros desse autor.

Um comentário sobre “Solar – Ian McEwan

Deixe um comentário

