Na pior em Paris e em Londres – George Orwell

Uns dias atras eu quis falar sobre 1984 porque é um livro incrível e eu sempre mantenho ele na minha lista de melhores livros que eu já li (leia aqui a resenha).  E se você leu o post sabe que um outro motivo pra falar desse livro é que eu tinha começado a ler um outro livro do George Orwell e bateu aquela nostalgia pela escrita gostosa, pela forma como ele constrói o texto.

Na pior em Paris e em Londres foi o terceiro livro que eu li do George Orwell e até então eu considerava que em 1984 dava pra perceber toda a genialidade do autor. Não podia estar mais enganada. Na pior em Paris e em Londres foi um livro que me surpreendeu MUITO. Eu queria muito conseguir expressar o quanto eu gostei desse livro, mas não consigo. Esse sim foi um livro que me deu muito mais vontade de conhecer outros trabalhos do George Orwell.

O livro conta a historia de Eric Arthur Blair, um cara que nasceu na India, estudou muitos anos na Inglaterra e sonhava em ser escritor. Acontece que essa é a historia de George Orwell mesmo, porque George Orwell é um pseudônimo desse cara ai, do Eric.

Quando ele resolveu que queria ser escritor, o primeiro passo foi se mudar para Paris em 1928 e começar a trabalhar lá como jornalista, escrever seus textos e ser feliz. Mas a vida por lá não foi assim tão fácil e ele não conseguia sobreviver com as coisas que ele escrevia então logo o dinheiro dele acabou. E é ai que o livro começa.

O livro conta sobre a sua rotina em um hotelzinho barato,com quartos cheios de percevejos e muita, muita sujeira. Conta sobre o desespero de precisar de dinheiro e não ter de onde tirar e ai a única saída era penhorar tudo e conta sobre a fome. Muita fome. Mas também fala sobre amizade, e foi um amigo, muito divertido por sinal, que ajuda George Orwell a conseguir um emprego num restaurante nojento de Paris e salva nosso querido autor.
Não vou entrar em detalhes, mas as condições de trabalho eram péssimas, o salario não era o melhor e George Orwellimagem resolve voltar pra Londres e pede ajuda pra um outro amigo de lá. Em teoria ele volta pra Londres com um emprego garantido, mas imprevistos acontecem e o trabalho dele teve o incio adiado e ele passa uns 15 dias mais ou menos morando na rua como um mendigo. Acontece que Londres não é tão simples quanto Paris. Em Paris você pode pedir esmola, você pode dormir na rua… mas em Londres tem o calvinismo e as pessoas são salvas pelo trabalho. Lá é proibido dormir na rua, é proibido ser mendigo. Sem contar que os percevejos da França eram bobagem perto das condições dos albergues de Londres

A grande genialidade do livro na minha opinião se divide em duas partes. A primeira é que George Orwell não só mostra a condição de pobreza e miséria e descreve com muitos detalhes o que é passar fome, mas ele também discute com o leitor sobre por que essa situação existe. Como que os países funcionam e alimentam a pobreza extrema. E também fala sobre os preconceitos que temos contra quem ta nessa situação e porque somos tão errados por ter esses preconceitos.

E a segunda parte são as pessoas que conhecemos no livro. Porque enquanto ele ta lá entrando numa cilada maior que a outra, ele conhece muita gente que ta tão mal quanto ele e que também ta lutando pra sobreviver. E essas pessoas são incríveis. Eu adorava o jeito orgulhoso e toda a esperança do Boris, amigo que ele tinha na França, mas as pessoas que ele conhece em Londres dão um tapa na sua cara atrás do outro. São pessoas simples, que só querem um lugar pra dormir, comida e um pouco de dignidade. Essas pessoas sofrem absurdos e mesmo assim levam as situações da melhor forma possível e me fizeram rir mesmo enquanto eu tava super emocionada com a situação deles.

Na pior em Paris e em Londres é um livro que faz você repensar como enxerga o mundo.
A leitura é muito fácil, muito gostosa e muito prazerosa.

O livro foi publicado pela Companhia das Letras e são 249 paginas do mais puro creme da genialidade em papel pólen. Livro mais que recomendado e com certeza vai entrar pra minha lista de melhores leituras do ano.

Um comentário sobre “Na pior em Paris e em Londres – George Orwell

Deixe um comentário

