Retalhos – Craig Thompson

Durante o carnaval aproveitar pra ler um pouco mais e abstrair do mundo da faculdade. Acabou que eu comecei vários livros e não terminei quase nenhum, mas queria compartilhar aqui uma leitura incrível que foi Retalhos.retalhos

Pra quem não conhece, Retalhos é uma graphic novel autobiográfica. Acho que também da pra encaixar o livro como um romance de formação porque ele conta episódios desde a infância até o inicio da vida adulta do autor.

Retalhos me cativou muito por vários fatores. Pra começar os desenhos são muito bonitos. É difícil não se encantar pelo trabalho gráfico do livro. Além dos traços serem bonitos eu achei que os desenhos conseguiram ir fundo nos sentimentos que o autor queria explorar. Você consegue sentir melhor as sensações de prazer, de confusão, de tristeza ou seja qual for o sentimento daquele momento. Mas um ponto que eu gostei muito é que os personagens são extremamente humanos. Em momento algum o  autor esconde quais eram os medos que ele sentia, os erros que ele cometeu ou qualquer defeito dele.
Na verdade todas as personagens são imperfeitas. Todos tem qualidades e defeitos e por isso o livro fica muito mais emocionante. É muito mais fácil você se enxergar naquele mundo, até porque o mundo que ele explora é o mundo de qualquer adolescente. Essa fase de transição, de se conhecer, de ter que lidar com novos sentimentos e novas expectativas é muito bem trabalhada ao longo da historia. Mesmo que você tenha vivido experiências pessoais muito diferentes das apresentadas na historia, você vai se identificar com os sentimentos dos personagens.

                                
tumblr_lcu1vdZHjI1qzevzoo1_1280

Uma coisa que eu gostei bastante é o quanto a influencia da religião é marcante. Desde os primeiros momentos Craig conta como eram as aulas pras crianças na igreja, quais eram os ensinamentos e os valores. Durante a adolescência ele passa a questionar o sentido de toda a repressão e preconceitos daquele universo e começa a adotar uma postura diferente. Gostei bastante dessa parte. Apesar desse sempre ser um assunto polemico o autor conseguiu deixar claro qual é o posicionamento dele em cada fase do livro.

Não vou me estender no post pra não dar os tão temidos spoilers e também porque não to com muito tempo essa semana. Mas o que eu realmente queria dizer é que Retalhos é um livro simples mas muito bonito. A leitura é deliciosa e com certeza vale muito a pena.

Retalhos conta  a historia de Craig Thompson e foi publicado pela Companhia das Letras (Quadrinhos da Cia). São 581 páginas de muitas emoções e reviravoltas.

Se você já leu o livro não esqueça de deixar aqui nos comentários a sua opinião e conta também se você também passou o carnaval na companhia dos livros.

Anúncios

3 comentários sobre “Retalhos – Craig Thompson

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s