Um erro emocional – Cristovão Tezza

Pleno carnaval e eu vou falar sobre livro sim.  To aproveitando esses dias pra ler tudo o que tava parado no criado-mudo esperando uma chance.  E hoje vou continuar falando sobre literatura nacional contemporânea. Vou bater nessa tecla porque tem muita gente que tem traumas de infância, quando era obrigado a ler clássicos de literatura nacional super fora cristovaotde hora e ai fica achando que livro nacional é chato, é ruim, é isso ou aquilo e nessa fica muita coisa boa sem ser lida (independente de ser clássico ou não).

Um erro emocional é aquele tipo de livro que tem poucos elementos, mas que vai crescendo ao longo da história. A historia gira em torno de dois personagens: Paulo Donetti e Beatriz.
Donetti tem lá seus 40 anos e já teve seus momentos de autor de sucesso, mas os tempos de gloria se foram e ele passa por uma fase de fracassos literários. E nesse contexto ele viaja para Curitiba e em uma noite conhece Beatriz enquanto ela jantava com um amigo em comum. Beatriz é mais nova que ele (não lembro se no livro chega a falar a idade dela) e é uma grande admiradora do trabalho de Donetti.  E é nesse ponto que a historia começa. Depois de se encantar com a moça, Donetti faz uma visita a ela e já chega falando “Cometi um erro emocional…”.  Apesar de mal se conhecerem, aconteceu uma atração forte entre os dois. Numa tentativa de se aproximar de Beatriz, Donetti faz uma proposta de emprego. A ideia era que Beatriz revisasse seus textos. Já que a moça conhecia tão bem o trabalho dele, seria muito mais fácil ela dar dicas pra melhorar o estilo dos textos, dar mais vida pra historia e quem sabe ajudar o autor a sair dessa fase de fracasso.

Basicamente o livro é sobre bagagem. Donetti quer se aproximar de Beatriz, mas ele é muito inseguro. Sua auto estima éerroemocional abalada por causa dos relacionamentos antigos e seu fracasso atual. Por outro lado Beatriz também não é a pessoa mais aberta do mundo. Ela carrega o peso de se sentir culpada por um acidente que matou sua família. Esse fardo fez com que ela entrasse em um relacionamento vazio que nem de longe teve um final feliz. Por causa disso ela também não se mostra disposta a arriscar em um novo relacionamento. Apesar de nutrir uma paixão platônica por Donetti por conhecer e admirar tanto o trabalho dele, a ideia de concretizar uma relação deixa ela assustada.

O livro todo acontece na noite em que Donetti vai visitar Beatriz. Tudo acontece entre a sala e a cozinha do apartamento dela e não acontecem muitos diálogos reais. Mas os dois personagens se perdem em seus pensamentos, reviram as memorias, os sentimentos e os medos do passado e com isso podemos conhecer os dois.

Mesmo que os problemas dos personagens não sejam os mesmos que os nossos, a gente consegue se identificar bastante com a historia. Todo mundo traz uma bagagem e em algum momento sempre temos medo de arriscar e começar uma historia nova.

Eu gostei muito desse livro. O foco passa de um personagem para o outro com uma delicadeza e uma inteligência admirável. Apesar de simples a historia é muito profunda.

Um erro emocional foi lançado em 2010 pela editora Record. São 192 páginas em papel pólen. Leitura leve e muito gostosa.

Sabe de mais algum autor nacional contemporâneo que merece nosso reconhecimento? Deixe aqui nos comentários (ou no e-mail) alguma sugestão. Quem sabe eu to aqui perdendo tempo, sem conhecer outro trabalho muito bom.

Anúncios

2 comentários sobre “Um erro emocional – Cristovão Tezza

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s