Acumuladores compulsivos de livros

Esses dias tava conversando com um amigo sobre os livros que comprei no ultimo um ano. Desde setembro de 2014 minha coleção de livros ganhou mais 17 exemplares. Enquanto ele me falava o quanto achava que isso era muita coisa eu comecei a ficar com uma angustia.
Eu adoro comprar livro, adoro ir na minha estante e poder escolher qual vai ser o próximo titulo, olhar para os livros que eu já li e relembrar a historia, mas comecei a ficar com uma aflição de imaginar todos aqueles livros ali parados.
Às vezes eu me empolgo muito e quero ter todos os livros que eu mais amo sempre ali disponíveis, lindos e quietinhos esperando a vez deles chegar. Só que nesses últimos dias essa ideia começou a me assustar.

Não quero que meus livros fiquem ali de enfeite. Livro bom tem mais é que ser lido.
Já fui bem egoísta com meus livros e a ideia de emprestar algum deles me deixava nervosa. Lógico que sempre dá aquele medo do livro sumir ou voltar todo estragado (alias, vocês viram a matéria que eu compartilhei  na fã page sobre regras para quem pega um livro emprestado? Pra quem não viu está aqui o link), mas o egoísmo de ficar guardando eles só pra mim também começou a me incomodar muito.

Uma coisa que eu gostava de fazer, apesar de não ter feito tantas vezes assim na vida, era pegar livros na biblioteca municipal. Na época do cursinho eu tinha uma amiga que sempre fazia isso e vez ou outra eu ia com ela pra pegar algum livro emprestado também. É uma ótima opção. Você não gasta horrores comprando os livros (infelizmente livro é uma coisa MUITO cara), você pode ler tranquilamente e depois é só devolver ele e descobrir algum titulo novo nas prateleiras da biblioteca. Facilita demais a vida.
Você passa pra frente a parte chata de limpar prateleiras sem fim e tomar cuidado pra evitar traças. Aliás, ai ta outra coisa que me deixou aflita esses dias. Estou lendo O irmão alemão do Chico Buarque e ele descreve uma casa cheia de livros em todas as paredes e com baratas e insetos andando no meio dos livros. Não suporto barata, não gosto de pó, acabei não gostando nada dessa ideia.

Outra coisa que eu sempre vejo por ai é gente que compra tantos livros novos que nunca consegue ler tudo o que tem em casa. Desse mal eu não sofro pelo menos. Sempre compro livros novos quando já todos os outros livros.

Na hora de guardar os livros é sempre bom usar o bom senso. Você realmente gostou muito do livro? Tem alguma pretensão de ler ele de novo? Seja sincero heim! Se você não gostou tanto e não quer reler o livro é sempre bom passar ele pra frente. Seja em sebo, doando pra alguma biblioteca publica ou até mesmo pra algum amigo que goste mais daquele gênero do que você. Acho bacana só ter guardado mesmo o que você gostou de verdade. Na casa dos meus pais tem uma sacola que há anos eu pretendo levar pra doar na biblioteca municipal, preciso perder a vergonha na cara e fazer isso logo.

E  pros momentos de promoções malucas na internet ou quando você entra em uma livraria só pra dar uma olhada é sempre bom se fazer algumas perguntas também. Como por exemplo, você realmente vai ler tudo o que comprou?

Outra opção que alivia as prateleiras é o meu querido Kindle. Quando eu termino de ler um livro posso deixar ele ali guardadinho esperando a oportunidade de ser lido de novo e se eu não gostar deleto ele de vez da minha nuvem e fico livre daquele titulo. Tecnologia facilitando a vida dos leitores.

Ter mil livros é uma delicia, enche a gente de felicidade, mas não faz sentido se for pra deixar eles parados na prateleira juntando pó.
Vamos tentar nos libertar desse vicio de só acumular livros pra nós mesmos e começar a compartilhar mais as nossas leituras.

2 comentários sobre “Acumuladores compulsivos de livros

  1. Legal a postagem. No meu caso, livro é constante ferramenta de trabalho. Eu sempre compro, e tenho parado de emprestar porque fiquei sem ver mais a cor de alguns. Estou “recenseando” com o tempo no Skoob, mas devo ter por volta de 2 mil livros e cada um deles pode me vir a ser útil a qualquer momento. 🙂

    Curtir

Deixe um comentário

