Coleção Historias de canções – Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira

Eu ainda não conheci alguém que não goste de música. Livros ok, conheço muita gente que não vê lá muita graça ou não gosta ou tem preguiça…seja o que for, não é de “perder” horas lendo. Mas musica acho que todo mundo gosta.
E pra quem gosta de musica e gosta de ler nada melhor do que poder juntar os dois.
Eu particularmente curto bastante musica brasileira e no final de 2013 vi uma promoção no site da Saraiva que era uma lindeza só. Era um box com 2 livros e o titulo era “Histórias de canções” e tava pela metade do preço ou coisa assim. Não pensei duas vezes e comprei meu lindo box com um livro sobre o Chico Buarque e outro sobre o Tom Jobim.

Os livros contam um pouco sobre a vida de cada artista e como as carreiras deles se desenvolveram. No livro do Chico Buarque os capítulos são divididos de acordo com o momento histórico do País, conta algumas coisas sobre a ditadura, sobre como o Chico vivia naquela época e como tudo isso influenciou suas musicas e sua carreira.

O livro do Tom Jobim já é mais poético, cheio de historias de outros artistas e da família.
Com aquelas historias que fazem qualquer um morrer de inveja, Tom Jobim e Vinicius de Moraes
sentados numa mesa de bar bebendo, conversando e admirando as menininhas cariocas.
Até perdi o foco, a questão é que é uma coisa linda demais ver a historia do Tom Jobim, ler sobre como que ele escrevia as musicas, como ele interagia com outros artistas, as parcerias e tudo mais. Lindo mesmo.
O legal do livro sobre Tom Jobim é que um dos autores dos livros, o Wagner Homem, tinha uma admiração enorme pelo Tom e se emociona demais com as historias dele. Esse detalhe faz com que o leitor se envolva ainda mais com o livro e se emocione junto com o autor com cada trecho do livro.

Além das historias os livros trazem também as letras das musicas mais marcantes de cada período da carreira de cada um deles e várias e várias fotos.  Meus livros tão cheios de marcadores adesivos pra me lembrar das melhores historias ou as musicas que eu mais gosto.
Me apaixonei por essa coleção e morro de vontade de ler os outros. Principalmente o do Vinicius de Moraes, devo dizer que ele é um dos grandes amores da minha vida. Sou apaixonada pelos livros de cronicas e poemas dele.

Mas enfim, queria deixar aqui uma dica pra quem gosta de música brasileira e quer conhecer um pouco mais sobre a história dos nossos artistas.
Além de Tom Jobim, Chico Buarque e Vinicius de Moraes a coleção também tem livro sobre o Toquinho e Paulo César Pinheiro.

A coleção foi lançada pela editora LeYa  e escritos por Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira.
O livro sobre Tom Jobim tem 319 paginas e do Chico tem 352 paginas do mais puro creme da MPB, uma delicia só!

E pra quem não gosta fica a ótima resposta do Chico Buarque

Anúncios

2 comentários sobre “Coleção Historias de canções – Wagner Homem e Luiz Roberto Oliveira

  1. Muito bom o comentário do Chico. As pessoas deveriam esquecer a vida do artista e admirar sua obra assim como o artista deveria se concentrar na sua produção e deixar o estrelismo de lado. Ele é o nosso maior compositor e não deixarei de admirar seu trabalho por causa de suas últimas atitudes políticas, por exemplo…

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s