Juan Pablo Villalobos e uma trilogia sobre o México

Esse ano conheci o trabalho de Juan Pablo Villalobos e fiquei encantada.
Pra quem não conhece, Juan Pablo Villalobos é um autor mexicano, de 41 anos e que morou por alguns anos aqui no Brasil, em Campinas.
Li dois livros sensacionais que fazem parte de uma trilogia sobre o México: Festa no Covil e Se vivêssemos em um lugar normal, ambos publicados pela Companhia das Letras.

Até onde eu saiba ainda não saiu o terceiro livro da série.
Vou falar um pouquinho sobre os dois livros porque é muito difícil escolher só um deles.
O primeiro livro da trilogia, e que também foi o primeiro livro que eu li, é Festa no covil. A história é sobre um garotinho festa-no-covil1chamado Tochtli que quer comprar um hipopótamo anão da Libéria. Ele quer muito esse hipopótamo porque ele tem um zoológico na casa dele e ele achou seria incrível ter mais esse animal na coleção. Mas as peculiaridades da vida do Tochtli vão muito além de simplesmente ter um zoológico particular. Ele é filho de um dos maiores narcotraficantes do México, o Yolcaut, e vive isolado em uma mansão pra se esconder da polícia. Não sabemos a idade do Tochtli,  mas durante o livro da pra ter uma noção da idade dele. Ele tem uma admiração enorme pelo pai mas ele fica meio entediado por viver preso nessa mansão e não ter contato com muitas pessoas. Enquanto ele conta todo o desenrolar da compra do tão desejado hipopótamo anão da Libéria  a gente conhece esse mundo tão diferente que ele vive. Um mundo em que uma criança é exposta a inúmeros crimes e execuções, e percebemos toda a influencia dessa realidade na personalidade do Tochtli. Além da historia do hipopótamo ele também conta sobre alguns mistérios que ele precisa resolver (tudo pra conseguir se divertir e se distrair um pouco) . Apesar de ser um tema muito pesado o livro é divertidíssimo. O autor conseguiu criar uma historia que realmente parece ser contada por uma criança.  O livro tem toda a inocência e ingenuidade das crianças o que faz a historia ser muito engraçada apesar de toda a violência. Além disso o livro é super curtinho, não tem nem 90 páginas. Então é aquele livro que você lê de uma vez só.
Já o segundo livro da trilogia, é contado por um adolescente. Se vivêssemos em um lugar normal não é tão bom quanto Festa no covil mas também é um ótimo livro(pelo menos na minha opinião). Na verdade ele tem uma historia bem diferente e bem maluca. Nele é contada a historia de Orestes e seus 6 irmãos. Eles sãoDownload-Se-Vivessemos-Em-Um-Lugar-Normal-Juan-Pablo-Villalobosr-em-epub-mobi-e-pdf de uma família pobre, apesar da mãe dele jurar que eles são uma família de classe média, e que dependendo da situação econômica comem um tipo de quesadilha diferente. Algumas são bem recheadas, outras mal se parecem com quesadilhas.  Esse livro se aprofunda muito na questão de diferenças entre as classes sociais e sobre o que é a pobreza de fato mas é um livro um tanto quanto nonsense. Não vou detalhar muito sobre esse livro porque é muito difícil falar sobre ele sem dar spoiler. Mas quando eu terminei de ler o livro fiquei no minimo surpresa.  Festa no covil eu comprei o livro físico, mas se vivêssemos em um lugar normal eu li no kindle e até fiquei com medo de ter baixado um livro meio errado porque não acreditava no que eu tava lendo no final do livro. Calma, o final é ótimo, só é muito mais sem noção do que eu esperava. Se você quiser uma leitura leve, divertida mas que faça você refletir esses dois livros são opções excelentes.
O próximo livro também vai ser em primeira pessoa mas dessa vez vai ser narrado por um idoso. Espero ansiosamente pelo lançamento desse livro!

Festa no covil tem 88 paginas e Se vivêssemos em um lugar normal tem 160. Como já falei, os dois livros são da Companhia das Letras.  Se você tem algum e-reader  pode baixar os dois livros aqui.
Tenho certeza que a ironia, o humor e os textos inteligentes do Juan Pablo Villalobos também vão conquistar vocês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s